Detran-DF adota Carteira Nacional de Habilitação Digital

O DF possui mais de 1,5 milhão de condutores de veículos que,

até 2022, poderão estar com suas carteiras digitais, uma vez que a CNH tem validade de cinco anos. Conforme orientação da área técnica do Detran, quando for renovar a carteira, o condutor que desejar a CNH digital deverá informar o e-mail, o número do celular e o DDD. Assim, a CNH-e ficará disponível no momento em que o modelo de papel for impresso. Neste ano, até o mês de setembro foram emitidos mais 300 mil documentos no DF, uma média de 33 mil por mês, e, no Brasil, um total de 13 milhões.

Procedimento
O aplicativo da CNH digital já está disponível gratuitamente para download na Google Play e App Store. Para ter a carteira eletrônica, o motorista deverá obrigatoriamente possuir uma habilitação impressa com QR Code, além de estar com os dados devidamente atualizados no sistema do Detran, principalmente, o e-mail e o telefone celular com DDD, no qual será visualizada a CNH digital. Essa atualização poderá ser feita via 154 (Call Center do Detran) ou pelo site do DETRAN-DF.
Os condutores que já possuem a CNH impressa com QR Code e certificado digital podem solicitar o novo documento diretamente no portal de serviços do Denatran. A carteira eletrônica substitui a impressa, uma vez que ambas possuem o mesmo valor jurídico. A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória e a falta do documento acarreta multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e a retenção do veículo.

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo de implantação da CNH Digital nos Detrans do País deverá estar concluído até fevereiro do próximo ano. Desde o lançamento da CNH digital, no início de outubro, já foram feitos mais de 1.800 cadastros no portal do Denatran.

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vincenzi, enfatiza a importância do aperfeiçoamento na segurança da CNH digital para minimizar a ocorrência de fraudes e proporcionar maior comodidade ao cidadão. “Qualquer cidadão e qualquer setor da sociedade poderá ter acesso à comprovação dos dados, seja em uma relação civil ou numa relação empresarial, como as que envolvem bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos”, relata Vincenzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo