Prepare o seu carro para as férias

 Inspecionar itens vitais para a confiabilidade do veículo, como filtros, luzes, freios, pneus, suspensão e sistemas elétricos é recomendado para quem não quer ter problemas na estrada
As férias de julho já chegaram e nada melhor do que reunir a família e os amigos, e botar o pé na estrada. O único problema é que os planos de diversão podem contar com alguns imprevistos para aqueles que não fazem revisão periódica nos veículos. Para não ser vítima das surpresas desagradáveis e garantir a segurança de todos, é importante checar a condição do automóvel antes de seguir destino.
Alessandro Soldi, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), comenta que fazer a manutenção preventiva do veículo é cerca de 30% mais econômica que a corretiva. “Cuidar do automóvel, preventivamente, é muito mais seguro, já que estudos apontam que a falta de manutenção aumenta em três vezes a possibilidade do veículo se envolver em acidente”, destaca.
Itens importantes - Filtro de óleo é um item importante de ser inspecionado, uma vez que sua função é lubrificar, resfriar e, principalmente, limpar o motor. “Por isso que é importante, a cada troca de óleo, substituir também o filtro – em geral a cada 10 mil km. No caso da compra de um carro seminovo, o ideal é remover todo o óleo e o filtro, subsituindo-o pelo recomendado pela montadora”, alerta Soldi.
No caso do filtro de combustível, não há uma data ou quilometragem padrão para efetuar a troca. O recomendado é fazer o que a montadora orienta no manual do proprietário. “Vale lembrar que o uso de combustível de baixa qualidade pode acelerar o processo de saturação do filtro. E hoje, já existe um filtro para cada tipo de combustível”, esclarece o vice-presidente.
Embora não exista substituição preventiva para a bomba d’água, a manutenção do sistema de arrefecimento é necessária para mantê-lo sempre com a proporção adequada de aditivo, substituindo o líquido uma vez por ano. 
O amortecedor também não pode ficar de fora da conferência dos itens automotivos. É que ele é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo. A recomendação, inclusive, é de que após os 40 mil km, a inspeção dos amortecedores seja feita a cada 10 mil km, não esquecendo de trocar também coxins e batentes.
Por fim, e não menos importante, são os discos e pastilhas de freio, que servem para fazer com que o carro utilize o freio do motor e evite o superaquecimento do sistema e, em alguns casos, perda total do freio. “O ideal é trocar discos e pastilha juntos”, explica Alessandro Soldi, lembrando também dos pneus. “Procure verificar a banda de rodagem, dos flancos e se há desgaste irregular. Não esqueça, ainda, de calibrá-los com a pressão de ar recomendada, bem como de fazer o alinhamento e balanceamento das rodas e o rodízio dos pneus. E todo o procedimento deve ser feito também com o estepe”, finaliza.     
 Sobre o Sincodiv-DF - Filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF) conta com 60 associados totalizando 132 concessionárias. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre emplacamentos de veículos no DF. 
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV/DF
Proativa Comunicação
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter: ProativaC
Facebook: www.facebook.com/proativac
Instagram: proativacomunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo