Conheça as principais causas do AVC e veja como evitar

O acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame, é a segunda principal causa de morte no Brasil.O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade no mundo e segunda principal causa de morte no Brasil, segundo a faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano. No mundo, o AVC causa seis milhões de mortes por ano.
Os especialistas advertem, contudo, que apesar de comum, em cerca de 90% dos casos, o AVC poderia ser evitado com mudanças simples no estilo de vida. Agir rapidamente em caso de AVC também é fundamental para que a vítima possa sofrer menos danos. 
Da obesidade à hipertensão, os especialistas da Universidade McMaster, em Ontário, em colaboração com especialistas de 32 países, identificaram os dez principais desencadeadores de AVC. Sendo assim, você pode mudá-los e assim evitar sofrer o temido derrame. Confira:
1. Hipertensão. A pressão alta força o sangue contra as paredes das artérias de uma forma que provoca uma pressão aquém do que o corpo pode suportar. O estudo destaca que tratar ou controlar a hipertensão nos pacientes poderia reduzir o risco de estes sofrerem um AVC em 48%.
2. Falta de exercício físico. O estudo concluiu que se as pessoas fossem fisicamente mais ativas veriam o seu risco de AVC reduzido em cerca de 36%.
3. Um dieta pouco saudável. Os investigadores destacam que fazer uma dieta saudável pode reduzir o risco de sofrer um AVC em 19%.
4. Obesidade. A obesidade tem um impacto devastador na saúde do coração.
5- . Fumar. Deixar de fumar pode reduzir o risco de AVC em cerca de 12%, destacam os especialistas.
6. Problemas cardiovasculares. Ter um coração saudável reduz o risco de sofrer um AVC em cerca de 90%.
7. Diabetes. As pessoas com diabetes estão mais propensas a desenvolver coágulos no sangue, que são uma das principais causas de AVC.
8. Consumir bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool faz com que a tensão arterial vá aumentando ao longo do tempo, sendo que esta é uma das principais causas de AVC.
9. Estresse. Vários estudos já sugeriram que o estresse e a depressão aumentam bastante o risco de AVC, especialmente em pessoas mais velhas.
10. Colesterol. Os níveis elevados de colesterol no sangue podem provocar dislipidemia, bloqueando as artérias, restringindo o fluxo de sangue para o coração e levando a um acidente vascular cerebral.
Compartilhe, comente:
#saúde #coração #vidalonga


More Goodies @ NackVision

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo