Judô é o esporte individual que mais deu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos

Alunos da escola de Educação Infantil CEAV Jr. sãoEstimulados a praticar a atividade desde cedo
O judô é o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil. De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), são 19 - três ouros, três pratas e treze bronzes. A trajetória vitoriosa nos jogos começou em 1972 com o japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii conquistando o bronze em Munique (Alemanha) na categoria meio pesado. O primeiro ouro olímpico veio com o meio pesado Aurélio Miguel nos Jogos de Seul (Coreia do Sul) em 1988. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pela primeira vez o judô conquistou quatro medalhas numa mesma edição, além de conseguir o inédito ouro entre as mulheres.
 Nas unidades da escola de Educação Infantil CEAV Jr., os alunos entre 1 e 6 anos de idade são incentivados desde cedo a praticar esportes, entre eles o judô. As aulas são dadas pela professora Pollyanna Alves. Segundo ela, por meio da atividade os pequenos acabam, por exemplo, melhorando o comportamento:
 “O esporte realmente traz muitos benefícios. Ele trabalha a autoestima, a cooperação, e, acima de tudo, a disciplina. O comportamento das crianças muda de forma drástica em casa e na escola, elas têm mais disposição para fazer os deveres de casa e passam a dar mais atenção às aulas”, explica Pollyanna.
 “Graças à prática de atividades físicas os alunos se socializam melhor com as outras pessoas, sejam crianças ou adultos. Os exercícios auxiliam também na transmissão de valores como respeito, regras e limites, e estimulam a aceitação da vitória ou da derrota”, afirma a diretora pedagógica da unidade Águas Claras do CEAV Jr. Silvana Ferreira.
 Segundo a Confederação Brasileira de Judô, para fazer parte da seleção do esporte e representar o país nos Jogos Olímpicos, Mundiais, Pan-americanos, Sul-americanos e demais eventos do calendário, há um sistema baseado no desempenho individual. O atleta precisa começar disputando o Campeonato Brasileiro da sua região. Se for bem, disputa o Campeonato Brasileiro de sua classe de idade. Os campeões das categorias de peso olímpicas dos Brasileiros Sub 21, Sub 23, Sênior e do Troféu Brasil (Aberto) garantem vagas para a Seletiva da seleção principal. Neste ciclo olímpico, a última Seletiva foi disputada no final de 2014, no Rio de Janeiro.

Foto: divulgação/CEAV Jr. (crédito obrigatório): Alunos entre 1 e 6 anos de idade são incentivados desde cedo a praticar esportes no CEAV Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo