Limpeza do ar condicionado do carro previne doenças

Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal apresenta
algumas dicas sobre a manutenção correta do ar automotivo 
Em Brasília, nesta época do ano, a grama começa a ressecar e, apesar do tempo frio no início das manhãs, o clima esquenta no decorrer do dia e o ar-condicionado dos veículos se torna indispensável para muitas pessoas.
No entanto, assim como nos aparelhos domésticos, a manutenção do ar-condicionado automotivo é essencial para evitar maus odores e prevenir doenças no sistema respiratório.
Magali Giocondo, diretora executiva Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), comenta que a falta de cuidado com o aparelho ocasiona mais gastos. “O ideal é trocar os filtros e fazer a higienização dos dutos de ar a cada seis meses para o veículo não consumir muita energia para a refrigeração do ar”, destaca. “No entanto, taxistas e outros motoristas que utilizam o carro com maior frequência devem fazer essa limpeza a cada três meses”, completa Soldi.
Outra recomendação é para quando o carro ficou estacionado por um longo período sob o sol forte. “Abrir os vidros para circular o ar antes de ligar o ar condicionado permite que a troca térmica dentro do veículo ocorra em menor tempo”, ressalta Soldi.

Ainda de acordo com o vice-presidente do Sincodiv-DF, quando estiver chegando ao local de destino, desligar o ar, deixando somente a ventilação, elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação de fungos.
Dicas
O recomendado é fazer a troca dos filtros e a higienização dos dutos de ar a cada 6 meses;
Ao entrar no carro, abra os vidros, ligue o vento para que haja troca do ar quente que estava no interior do automóvel pelo ambiente. Depois disso ligue o ar;
Desligar o ar e deixar somente a ventilação ao chegar próximo do destino final elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação de fungos;
É recomendado ligar o ar do carro pelo menos uma vez por semana durante 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças;
Ar ligado não quer dizer consumo abusivo de combustível. A taxa de consumo varia entre 10% a 15% a mais.
 Sobre o SINCODIV-DF - Filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV-DF) conta com 60 associados totalizando 136 concessionárias. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre emplacamentos de veículos no DF. 
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV/DF
Proativa Comunicação
Contatos:  Nayara Sousa (61. 9234-3080) / Flávio Resende (61. 9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: atendimento5@proativacomunicacao.com.br
Twitter: @ProativaC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo