Altas tarifas puxam queda do consumo de energia no País Sudeste, Centro-Oeste e Sul


têm recuo expressivo, mas Nordeste ameniza corte ainda maior
O consumo de energia elétrica diminuiu 1,8% no Brasil no ano passado em comparação com o ano de 2014, informou nesta terça-feira (5) o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
A principal razão para a queda da carga utilizada de eletricidade foi o aumento das tarifas, que se refletiu nos padrões de consumo na indústria, comércio e nas residências.
O sistema composto por Sudeste e Centro-Oeste, que responde por 60% da utilização da luz do País, registrou um recuo de 3,2% no consumo de eletricidade em 2015 em relação a 2014.
O Sul foi na mesma onda e também teve uma diminuição de 3,2% na carga de energia utilizada no ano passado.
Por outro lado, o Nordeste apresentou um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo período anterior e amenizou uma queda ainda maior.
O Norte seguiu o Nordeste e, no acumulado dos últimos 12 meses, teve uma variação positiva de 1,7% em relação ao mesmo período anterior.
Considerando só dezembro, porém, o ONS aponta uma recuperação do consumo de 0,6% em relação a novembro de 2015. 
O boletim ressalta que "apesar do baixo desempenho da atividade econômica, diante da demanda interna fraca causada principalmente pelo alto endividamento das famílias, taxa de juros e de desemprego elevadas, o comportamento da carga do SIN, apresentou, em dezembro/15, um ligeiro avanço comparativamente aos meses anteriores, provocada pelo movimento de normalização dos estoques da indústria e uma tímida melhora das expectativas".

LEGENDA> Consumo de energia elétrica diminuiu 1,8% em 2015 no Brasil
Divulgação/CEB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo