Dia Mundial sem Carro, 22/09, terá ação de conscientização no campus Asa Norte do UniCEUB

Professora e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil falarão sobre a importância do uso de outros meios de transporte
 Na data da comemoração internacional Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, a professora do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Ana Paula Borba, especialista em Mobilidade Urbana, vai promover uma ação de conscientização com alunos do período matutino que utilizam o carro no deslocamento casa – universidade.
 “Vamos incentivar os estudantes a deixar o carro na garagem e se deslocar para a instituição em outros meios de transportes, como o público (ônibus e metrô), bicicleta e a pé. É importante destacar que esta mudança de hábito, que não deve ser apenas um dia, mas todo dia, beneficia o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. Identificamos que existe o uso excessivo do automóvel, pessoas que dirigem todos os dias precisam rever a dependência que criaram em relação a essa forma de locomoção. Então essas pessoas devem experimentar, pelo menos por um dia, meios alternativos de mobilidade, descobrindo que é possível transitar pela cidade sem usar o carro ou moto”, destacou a professora Ana Paula.

 Alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB vão participar da ação de conscientização.
 Acordo de Cooperação Técnica de Mobilidade Urbana
 No mês de agosto, o UniCEUB e vários órgãos do Governo do Distrito Federal assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a elaboração de pesquisas para subsidiar políticas públicas de mobilidade com foco no uso do espaço público, busca pelo oferecimento de maior segurança nos deslocamentos, melhoria da eficiência e eficácia na prestação de serviços de transporte coletivo urbano e na justa distribuição dos benefícios pelo uso dos mais diferentes modos de transporte. Na ocasião foi lançado o curso de Extensão em Mobilidade Urbana Princípios e Desafios do UniCEUB.
 As ações propostas no acordo incluem: ciclo de palestras sobre Mobilidade Urbana visando nivelar e reciclar o conhecimento de gestores públicos, professores e universitários por meio da apresentação de temas e posterior debate acerca de conteúdos sobre mobilidade urbana, planejamento e operação de sistemas de trânsito e transportes, de modo a permitir a formulação de estudos e pesquisas na área, além de fomentar a discussão sobre propostas de condução da política de mobilidade no DF.

Na aula inaugural do curso, os alunos assistiram à palestra do diretor da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Marco Motta. Ele falou sobre a importância de se pensar o trânsito da capital federal enquanto os níveis de congestionamento ainda não são tão elevados quanto os de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo:
 “As dificuldades que as grandes cidades estão apresentando em termos de mobilidade urbana são gerais. Houve um aumento muito grande na quantidade de veículos particulares – de automóveis, basicamente –, e isso resultou, não tanto ainda no DF, mas principalmente nas capitais e cidades grandes, em problemas de congestionamentos, porque essas localidades não conseguem comportar essa quantidade atual de carros”, afirmou Motta.
Foto: Marcelo Cruz/ABr (crédito obrigatório) - Bicicleta é opção de transporte para substituir o carro
Patrícia Fahlbusch

Assessora de Imprensa UniCEUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo