Memorial JK lança projeto de modernização e acessibilidade

Com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, dos secretários da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e de Cultura, Guilherme Reis, e do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e ex-chefe de gabinete de JK, Affonso Heliodoro, o Memorial JK lançou, no sábado (12 de setembro), o projeto de modernização e acessibilidade do espaço e o livreto com imagens e trechos de depoimentos de JK, proferidos em palestras e entrevistas após sua passagem pela Presidência da República. A data escolhida para o lançamento lembrou com o 113° aniversário de nascimento do fundador de Brasília.
Carlos Murilo, Sérgio Sampaio, Anna Christina Kubitschek, Paulo Octavio, Gilberto Amaral, Guilherme Reis, Rodrigo Rollemberg e Affonso Heliodoro
 A homenagem ao aniversário de JK teve a participação do Grupo de Seresta Peixe Vivo, de Diamantina (MG), sua terra natal. Depois de visitar a Câmara Mortuária, onde colocou uma coroa de flores sobre o túmulo do ex-presidente, Rollemberg destacou o papel de Juscelino na vida nacional. “É o personagem mais extraordinário da história brasileira. Como ele disse: Brasília é a mais brasileira de todas as nossas realizações, e isso mostra a capacidade do nosso povo. Neste momento de dificuldades, temos de nos inspirar em Juscelino, que passou por muitas adversidades ao construir Brasília sem jamais perder a alegria e o bom humor”, completou.

 A reforma do Memorial JK vai até o final do ano que vem, dotando as salas com dispositivos interativos. Um deles estará na Sala de Metas: Juscelino Kubitschek aparecerá, graças ao recurso da holografia, para detalhar as bases que adotou na Presidência. A utilização de aplicativos multimídia permitirá mais interação às pessoas com deficiências e necessidades especiais, além de atrair o público jovem. “O cuidado maior é para que todos tenham a mesma experiência”, explicou a presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Barbará Alves Pereira, neta de Juscelino.

 A modernização do Memorial JK terá patrocínio da Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras), de Furnas Centrais Elétricas S/A (Eletrobras Furnas), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e foi elogiada pelo governador Rodrigo Rollemberg. “É fundamental essa modernização, pois temos que ampliar ao máximo o número de pessoas de Brasília, do Brasil e do mundo que venham aqui para conhecer a história de Juscelino Kubitschek”, ressaltou.
 Já o livreto com imagens e trechos de depoimentos de JK é o resultado do trabalho de cinco pesquisadores do Arquivo Público do Distrito Federal. “A ideia partiu dos próprios servidores, que queriam mostrar o lado humanista, otimista e sonhador de JK”, contou a superintendente do órgão, Marta Célia Bezerra Vale.
Foto: Rose Brinck/Divulgação

Legenda: Carlos Murilo, Sérgio Sampaio, Anna Christina Kubitschek, Paulo Octavio, Gilberto Amaral, Guilherme Reis, Rodrigo Rollemberg e Affonso Heliodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo