CCBB Educativo cria atividades para performance na mostra "Cru - comida, transformação e arte"

# Para todas as idades
# Sábado (3), das 10h às 18h
# Evento gratuito
O Programa CCBB Educativo prepara um dia com diversas atividades lúdicas para interagir com a performance de Rirkrit Tiravanija (Argentina/Tailândia) e com o público. A programação começa às 10h, no dia 3 de outubro, e ocorrerá em uma tenda amarela montada ao lado do pavilhão de vidro, onde acontece o happening.
Rirkrit Tiravanija (Argentina/Tailândia) propõe, com a ajuda de Kreëmart, um provocativo happening.  Ao longo do dia, um grupo de pessoas estará cozinhando dentro de uma grande caixa de vidro e quem se aproximar de uma das várias aberturas existentes na caixa receberá um alimento, sem saber de antemão do que se trata, num grande ritual de confiança.
Programação
UM PICNIC DIFERENTE – Desafiando os Sentidos
Sinopse: Quando nos lembramos de uma fruta, por exemplo, uma tangerina, pensamos na sua cor, sua textura, seu cheiro, seu sabor e até na casca que temos que retirar para desfrutá-la. Várias recordações podem vir à tona ao lembrarmos de uma comida que apreciamos: lugares, pessoas, situações etc. O que pode acontecer se tudo isso for misturado ao mesmo tempo em nosso corpo e em nossos diversos sentidos?
Atividade indicada para todas as idades.
Horário: 10h às 18h
SABOREIE-ME COM OS OUVIDOS, COMA-ME COM OS OLHOS
Sinopse: O CCBB Educativo convida o público a imaginar e criar um alimento não-convencional a partir de uma massa comestível, diferentes cores e essências. Quantas possibilidades de criação surgem quando nos permitimos vivenciar algo novo? Em uma grande estrutura de caixas de madeira, estarão escondidas comidas com suas características alteradas, como uma maçã azul com cheiro de flor do campo, ficando à mostra apenas algumas palavras que a definam. Que comida-objeto poderíamos reinventar a partir da descrição de um alimento irreal como referência? Em CRU, vemos a comida ganhar outra função. Assim como a instigante performance. Nesta experimentação é possível se aventurar em diferentes sabores e descobertas.
Atividade indicada para crianças de 05 a 12 anos.
Horário: 10h às 18h
 BOOK TRUCK EDUCATIVO

Sinopse: O CCBB Educativo apresenta ao público um carrinho de livros interativo. Nesta atividade, a proposta é uma leitura coletiva, desdobrando imagens e interpretações, tanto de livros que dialogam com a temática da exposição “CRU - Comida, Transformação e Arte”, quanto outros livros do imaginário infantil.
Livros à disposição:
 · ‘A bruxa Salomé’, de Audrey Wood: Antes de sair para ir ao mercado, a mãe avisou: “'não abram a porta para estranhos!”. Mas as crianças desobedeceram e deixaram a bruxa Salomé entrar! Agora, só a mãe poderá salvá-las.
‘Flávia e o bolo de chocolate’: Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom - tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos.
‘O paradeiro do padeiro’, de Marco Miranda: Todos na cidade gostavam de começar o dia com um pãozinho crocante e quentinho sobre a mesa. Ainda mais se o pão fosse acompanhado por bolos, biscoitos e todas as guloseimas do café da manhã feitas pelo padeiro mais famoso da cidade. Mas, num belo dia, a padaria não abre e o padeiro desaparece. Onde foi parar o rei do pão?
‘Zoom’, de Istvan Banyai: Este livro provocante, sem palavras, pode ser 'lido' tanto de frente para trás como de trás para frente. As ilustrações deste livro inovador podem mudar as ideias sobre tudo o que é visto. Nesta aventura surpreendente, até filosófica, nada é o que parece ser.
  ‘Eu nunca vou comer um tomate’, de Lauren Child: Lola é superenjoada para comer: não gosta de cenoura nem de tirinhas de peixe nem de purê e muito menos de tomate. Só mesmo o criativo e paciente Charlie para convencê-la a provar tudo isso - com nomes muito mais apetitosos: palitinhos laranja de Júpiter, pingos verdes de Cabo Verde, flocos de nuvem, petiscos oceânicos... Nesta versão cheia de surpresas, os personagens e algumas dessas delícias saltam das páginas.
‘Na cozinha noturna’, de Maurice Sendak: O mestre Sendak nos conta a história de Mickey, um menino que cai de sua cama e vai parar dentro da cozinha noturna, onde padeiros preparam o bolo do café da manhã. Quando os padeiros confundem Mickey com leite e tentam assá-lo dentro do bolo, o menino transforma a massa em um avião para buscar o ingrediente. A poesia ritmada e dinâmica é ornada pelas ilustrações que dão vida à cozinha noturna, uma Nova York construída de sacos de farinha, potes de geleia e enlatados.
Atividade indicada para toda a família
Horário: 10h às 18h
Serviço:
CCBB Educativo especial para a performance de Rirkrit Tiravanija
Dia 3 de outubro, das 10h às 18h
Local: tenda amarela, ao lado do pavilhão de vidro
Entrada franca
 O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais:facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF
 Informações para imprensa
Assessoria de Imprensa - CCBB Educativo/Brasília
Tato Comunicação
(61) 3263.8916 / 3263.5597
Jaque Dias – jaque.tato@gmail.com
(61) 9988.9618
Cíntia Rogner – tato.mkt.imprensa@gmail.com
(61) 9213.9013
Silvia Pacheco - silviapacheco.tato@gmail.com
(61) 9833.5207
Assessoria de imprensa CCBB: Adalberto Rabelo – rabelo@bb.com.br - (61) 3108-7629 / 7630
 CRÉDITO FOTOS: KAREN MONITJA
Silvia Pacheco
Assessora de imprensa
tel (61) 3263.5597
SHC AOS 2/8 Lote 5 | Terraço shopping -
Torre A - Sala 231/232 - Octogonal Sul
70.660-060 Brasília/DF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo