Rogério Rosso coordenará frente parlamentar em defesa da bicicleta

Melhorar as condições de mobilidade e a qualidade de vida da população. Esses são alguns dos objetivos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Bicicleta, lançada nesta quinta-feira (20), na Câmara dos Deputados. Proposta pelo líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), que é ciclista convicto e praticante, a frente pretende dialogar com entidades representativas e com o governo federal para atuar diretamente na mudança de cultura da sociedade.
“Essa iniciativa mostra a importância de criarmos mecanismos, ações e políticas públicas, interagindo com o governo e outros segmentos, para apresentarmos soluções quem incluam cada vez mais o uso das bicicletas como meio de transporte e atividade esportiva. Vamos elaborar uma agenda para implantar essas ações. Queremos também, revisar do Código Brasileiro de Trânsito, atualizando a legislação no que diz respeito a esse tema”, ressaltou Rosso.
O presidente do Fórum Ciclomobilidade e idealizador do projeto Movimento Brasília Amiga da Bike, Márcio Padilha, acredita que o lançamento da frente é um marco histórico para o país. “É a convicção de que entendemos o papel importante que a bicicleta tem no contexto social de melhorar a saúde, de trazer sustentabilidade e lazer. Isso faz com que a mobilidade deixe de ser um discurso e passe a se tornar uma cultura. Para isso, é importante trabalhar campanhas educativas para as pessoas vivenciarem essa qualidade de vida.”
Apoio da bancada                                       Deputado Felipe Bornier (RJ)
Deputados da bancada também prestigiaram o lançamento da frente parlamentar. Felipe Bornier (RJ) é autor de projetos de lei que beneficiam os ciclistas, entre eles o PL 4.244/12, que regulamenta o uso das bicicletas elétricas no país, e o PL 2.564/15, que cria um banco de cadastro para acabar com a venda de bicicletas roubadas. “São vários parlamentares engajados, fazendo uma linha de trabalho que envolve os estados e os municípios para criação de políticas públicas”, afirmou.

O deputado Alexandre Serfiotis (RJ) destacou uma das alternativas que vão ser estudadas pela frente, o Selo Amigo da Bicicleta. “O objetivo é criar um incentivo às empresas para ajudar os funcionários a utilizarem bicicletas e, com isso, ajudar a melhorar o fluxo nos grandes centros. E como médico, é importante incentivar essa prática tão benéfica para a saúde.”

Também estiveram presentes os deputados Ricardo Izar (SP) e Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD. Diane Lourenço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo