28ª Formatura de Alfabetização certifica 61 trabalhadores da construção civil

O dia 28 de agosto será especial para 61 trabalhadores da construção civil. O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), realizará a 28ª Formatura de Alfabetização e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, às 19h, no auditório do Sinduscon-DF. O evento coroa o esforço dos operários que frequentaram as aulas dentro do próprio canteiro de obras.
Em 24 anos do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, fruto de uma parceria entre o Seconci-DF e a Secretaria de Educação do DF, cerca de 12 mil alunos foram certificados. Para o presidente da entidade, Deyr Corrêa, a alfabetização é o primeiro passo da cidadania do homem. “A partir daí, os efeitos se multiplicam, geometricamente. Ter uma escola dentro do local de trabalho estimula a aprendizagem”, ressalta.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, destaca a importância de investir na capacitação dos trabalhadores. “Eles são peças fundamentais para o desenvolvimento do setor. Quanto mais qualificados, maior será a produtividade, maior o reconhecimento profissional”, aponta. 
Para alguns trabalhadores, essa é a oportunidade de retomar os estudos. Para muitos, a primeira vez em uma sala de aula. “Eu estou começando a aprender agora. Antes, eu não sabia nem escrever meu nome e agora já escrevo. O próximo passo é aprender a fazer contas”, comemora o servente Francisco Soares, 45 anos. Na formatura deste ano, ele será o orador da turma.
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e, geralmente, a estrutura é montada no refeitório das obras. Os horários podem ser após o almoço ou depois do expediente, a critério da empresa. “Tentamos adaptar o ensino à realidade do canteiro para que, mesmo diante das dificuldades, os trabalhadores possam aproveitar a oportunidade de aprender”, explica a gerente de Capacitação e Educação do Seconci-DF, Luciana Borges.
Construção social
O Sinduscon-DF, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores, fundaram o Seconci-DF, que é considerado o braço social da construção civil. A entidade promove projetos e ações sociais que visam valorizar, capacitar e dar assistência aos trabalhadores do setor.
Assim como a formatura, anualmente, é realizado o Dia Nacional da Construção Social. Na ocasião, são oferecidos diversos serviços e atividades gratuitas na área de lazer, saúde e cidadania para o trabalhador e sua família. A edição deste ano aconteceu no dia 22 de agosto. Clique aqui e saiba mais.
Serviço
28ª Formatura de Alfabetização e Primeiro 
Segmento do Ensino Fundamental da Construção Civil
Data e horário: 28 de agosto, sexta-feira, às 19h
Local: Auditório do Sinduscon-DF | SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 - 3º andar
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Luciane Improta | (61) 8186-0722
Patrícia Figuerêdo | (61) 9139-0532
Yasmin Almeida | (61) 9271-4908
Telefone: (61) 3234-8310 ramais 221, 235 e 218

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo