Samambaia realiza Pré-Conferência Regional de Saúde

Samambaia realizará nos dias 16 e 17 de junho, das 8h às 12h, a Pré-Conferência Regional de Saúde, que contará com a participação de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços, gestores da saúde e do Conselho Regional de Saúde. O evento será na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), na quadra 301, conjunto 04 – Centro Urbano de Samambaia.
O objetivo dessa fase de mobilização será discutir as prioridades locais de saúde da população, com a elaboração de propostas a serem apresentadas na Conferência Regional da Região Sudoeste, no dia 24 de junho, que, posteriormente, serão levadas à 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho.
No primeiro dia (16), serão apresentados e discutidos os eixos temáticos, elaboradas propostas que visam atender as necessidades da população de Samambaia e melhorar a assistência à saúde, além de eleger os delegados. No dia 17, as propostas serão votadas e organizadas para serem levadas às demais Conferências.
A 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, que tem como tema central "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas; Direito do Povo Brasileiro", é uma etapa preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro.
Conferência - A Conferência de Saúde tem como objetivos, dentre outros, efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS; avaliar a situação de saúde, elaborar propostas, a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual - PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.
Samambaia - A Regional de Saúde de Samambaia dispõe atualmente de aproximadamente 1800 servidores, atuando em 16 unidades de saúde: o Hospital Regional de Saúde (HRSam); uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); quatro centros de saúde; quatro clínicas da família, três Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um para pessoas adultas em sofrimento mental grave e outro voltado para usuários adultos de álcool e drogas, e, também, uma Unidade de Acolhimento Residencial Transitório (UA).
Além disso, a região administrativa conta ainda com a atuação de um Conselho Regional de Saúde, que é composto por Usuários (50%), Trabalhadores (25%) e Gestores do Sistema Público de Saúde (25%), sendo 16 titulares e 16 suplentes, totalizando 32 membros. As reuniões do Conselho acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD), na QS 107, às 14h.

Fonte: Ascom HRSAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo