Deputado Lira lança Frente Parlamentar de Cultura Popular e Desenvolvimento Social.

  O deputado distrital Lira (PHS) lançou a Frente Parlamentar de Cultura Popular e Desenvolvimento Social na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (15) no plenário da Casa.
 Além de debater temas estruturantes para a consolidação das políticas públicas pela cultura popular e pelo desenvolvimento social, essa nova Frente acompanhará projetos e programas direcionados à programação cultural e à preservação do patrimônio histórico (material e imaterial) e arquitetônico. Também vai incentivar e fomentar mecanismos de produção, preservação e difusão cultural.
 Lira declarou ter grande interesse pela cultura popular, que o encantou desde a infância em São Rafael, no interior do Rio Grande do Norte, e defendeu as manifestações culturais e artísticas da população. "Eu sempre tenho dito que Brasília é uma cidade sitiada, apesar de vivermos num país democrático. Sitiada porque não pode se expressar de maneira espontânea. Para tudo tem que ter autorização da administração regional, do Corpo de Bombeiros, da Agefis e da polícia. São tantos órgãos, que inviabiliza o trabalho do artista. Isso é uma forma de calar a cultura de Brasília", criticou.
 O parlamentar destacou a cultura como fonte de renda e emprego, e um elemento que alimenta o turismo. Para o deputado, os artistas e artesãos locais devem ter acesso e espaço nos eventos realizados em Brasília. De acordo com ele, quem produz cultura necessita de estímulo, capacitação e recursos.
 A secretária-adjunta de Cultura do DF, Nanan Catalão, elogiou o lançamento da frente parlamentar: “fiquei muito emocionada porque é a primeira vez – Brasília com 55 anos - que a Câmara acolhe uma frente para a cultura popular. Essa Frente tem o potencial de fazer a diferença nessa Casa, no conjunto das políticas culturais, aqui no DF”. Ela reconheceu os vários desafios que os artistas da unidade federativa  enfrentam e mencionou algumas propostas para o setor.
Na sessão solene, o deputado Lira anunciou uma emenda parlamentar de R$ 3 milhões para a construção do Centro Cultural de São Sebastião. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance, como parlamentar e líder comunitário, para que as iniciativas previstas nessa Frente possam sair do papel e ganhar as ruas, contando com a participação da sociedade e dos gestores públicos nos debates que visam estimular, desenvolver e preservar a indústria criativa”, afirmou o parlamentar.
 Participaram da mesa, a secretária-adjunta de Cultura do DF, Nanan Catalão, o diretor de estudos e monitoramento de políticas culturais do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, o Ministro-Conselheiro da Embaixada de Angola, José Pinto, e o gerente de programas e ações comunitárias do Detran, Marcelo Granja.
Assessoria de Imprensa

Tel: 3348-8064

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo