Semear para vencer

Diz o provérbio bíblico: “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens, nunca colherá”. Esta é uma verdade aplicável à preparação para concursos públicos. São comuns, especialmente, no início de mandato no Poder Executivo, notícias afirmando que “restrições orçamentárias refletirão” nas autorizações de novos concursos.
Ano após ano, os fatos demonstram que, a despeito destas más notícias acerca do mundo dos concursos, estes não deixaram de ser lançados. Houve, é verdade, em alguns casos, até uma diminuição no ritmo, contudo a máquina estatal não parou (e não pode parar).
Há diversos órgãos – federais, estaduais, distritais e municipais – que se encontram em uma situação bem delicada no que toca à carência de pessoal (como INSS e CGU). Assim, em virtude da necessidade dos ajustes fiscais, é possível que esses órgãos não preencham, de plano, todas as vagas atualmente existentes. Porém, como tem ocorrido, percebe-se que há provimentos parciais. A Lei Orçamentária de 2015 prevê o provimento de mais de 28 mil cargos efetivos. Amigo, não é hora de olhar para “esse vento”.
A “semeadura” prévia é fundamental, pois, no geral, não há muito tempo para a preparação após o lançamento do edital. Em regra, no âmbito federal, o prazo entre a publicação do edital e a realização das provas é de 60 dias. No DF, a Lei 4.949/2012 estabelece um prazo mínimo de 90 dias. Assim, com a quantidade de matérias que os editais têm trazido, os 60, e mesmo os 90 dias, não são suficientes para uma preparação adequada.
Aproveite essa possível postergação do lançamento de alguns concursos para se preparar melhor. Utilize isso como uma vantagem competitiva. Estude. Lance sua “semente” agora. Largue na frente. Antecipe-se. Esse “vento” logo passará e os concursos “florescerão”.
* Wellington Antunes, professor de Direito Constitucional do Gran Cursos

ASSESSORIA DE IMPRENSA – GRAN CURSOS
Proativa Comunicação
Contatos: Bruno Aguiar / Flávio Resende 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo