Caminhada da Saúde Mental em Samambaia reúne mais de 300 pessoas

Evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Mais de 300 pessoas participaram nesta quarta-feira (20) da caminhada "V Passo da Saúde Mental", promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Samambaia. O evento foi em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
Sebastião de Oliveira, 65 anos, veio de Porto Velho, Rondônia, para acompanhar a irmã na caminhada. "O CAPS não só ajudou a minha irmã, mas a salvou. É muito bom poder levar esse conhecimento às pessoas. Pois, nem todo mundo é louco", disse.
"Faço tratamento no CAPS desde setembro e é muito bom. É a primeira vez que participo da caminhada. É importante para mostrar às pessoas que a saúde mental precisa de atenção tanto quanto as outras doenças. Muitas pessoas não sabem nem o que é", desabafa a paciente Maria Delfina.

A gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Samambaia, Laila Melo Dantas, enfatizou o sucesso da caminhada. "Estou muito feliz. Quero parabenizar a minha equipe do CAPS, em especial, a comissão de eventos, que conseguiu mobilizar muita gente. Essa quinta edição está sendo um sucesso, pois tivemos uma maior mobilização dos usuários, familiares", relatou.
Laila Melo ressaltou ainda o significado do ato. "Trata-se de uma oportunidade de contato e inclusão da loucura no espaço da comunidade e de repúdio ao preconceito. Esse evento foi para que sejam reconhecidos como pessoas de dignidade, respeito, autonomia e amor", completou.
A caminhada foi organizada pelo CAPS III, com o apoio e presenças do CAPS AD, da Administração Regional de Samambaia, Coordenação Regional de Ensino, Rede Social, de voluntários e comerciantes da comunidade, como o Projeto Yoga para Todos, Sindate, Conselho Regional de Psicologia, e, também, da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde, centros de saúde, clínicas da família, usuários, familiares, servidores, entre outros.
CAPS – A unidade CAPS III é destinada ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico grave, por meio de estratégias assistenciais de reabilitação psicossocial e reinserção social, que são implementadas na unidade, por meio da participação do usuário em grupos psicoterápicos, oficinas de expressão e produção, acompanhamento medicamentoso, atendimentos individuais, atendimentos familiares, entre outros.
O CAPS conta atualmente com aproximadamente 1700 prontuários ativos e realizou 5.328 atendimentos no 1º quadrimestre deste ano.
A unidade está localizada na quadra 302, Conjunto 05, Lote 01, no Centro Urbano de Samambaia. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h, com acolhimento aberto em todos os turnos, exceto nas terças pela manhã e sexta, à tarde.
Além do CAPS III, para pessoas adultas em sofrimento mental grave, os serviços de saúde mental em Samambaia compreendem também o CAPS AD III, voltado para usuários adultos de álcool e outras drogas, e os serviços oferecidos pela Unidade de Acolhimento Residencial Transitório (UA), vinculada ao CAPS AD III.
Fonte: ASCOM/HRSAM

Fotos: ASCOM Samambaia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo