Malhação devolve qualidade de vida para os ex-fumantes

Saiba quais são as atividades mais recomendas para quem
largou o cigarro e busca recuperar o fôlego e a b
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo. A entidade estima um terço da população do mundo fume. Largar o cigarro é uma decisão importante para escapar de doenças cardíacas e respiratórias. Mas é preciso também adotar os outros hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos.    
O primeiro passo, válido para todos, é realizar um avaliação médica completa para começar a rotina de atividades. O personal trainer da Unique Fitness, Talles Silva, aponta que “em se tratando desse público, é extremamente importante que sejam realizados testes cardíacos adicionais. Isto porque o uso do tabaco a longo prazo gera malefícios a uma série de sistemas do corpo. O cardiopulmonar é o mais atingido”.

A quantidade de atividade física depende de vários fatores: por quanto tempo o indivíduo foi fumante, quando deixou de fumar e por quanto tempo ex-fumante está sedentário. Ao iniciar os exercícios, é indicado o acompanhamento de um professor de Educação Física. Isto para que o profissional possa monitorar a atividade, que deve ser “de acordo com o atual condicionamento do indivíduo, bem como deve respeitar as demais individualidades biológicas”, recomenda o personal.

Estudos recentes mostram que a capacidade cardiopulmonar diminui com o uso do tabaco. Outra diferença é o aumento das frequências cardíacas e pressão arterial em repouso e também, em exercício. Segundo Silva, isto se dá por causa de “substâncias contidas no cigarro que agem no sistema alveolar (local do pulmão onde acontecem as trocas gasosas que possibilitam a respiração)”. As toxinas deixam as micro artérias mais rígidas e com a capacidade contrátil reduzida.

Dessa forma, é recomendável praticar atividades de força para que o indivíduo recupere a capacidade de oxigenação nos tecidos musculares e, também, as cardiovasculares são indicadas para que o ex-fumante recupere sua condição cardiorrespiratória. Três modalidades ajudam neste cenário: as aquáticas, a musculação e o pilates.
As modalidades de piscina contribuem para a melhoria cardiorrespiratória e o requilíbrio do controle respiratório, pois a pressão da água forçaria o pulmão a realizar mais trocas gasosas. A musculação é indicada, por esta promover melhoras no índice de massas magra e óssea, e consequentemente, no perfil metabólico em geral. O pilates funciona por proporcionar o fortalecimento do Core (a musculatura do centro do corpo) e dos músculos respiratórios.
  
Sobre o Grupo Unique Fitness – Genuinamente brasiliense, o Grupo Unique Fitness nasceu em 2009, com o lançamento da primeira academia da cidade com o conceito “clube”. A rede conta com três unidades em Brasília. A academia do Sudoeste fica em um ponto privilegiado. O empreendimento foi concebido para atender toda a família, oferecendo programas exclusivos para gestantes, idosos, jovens, bebês de zero a 3 anos e crianças. A Unique da Asa Sul permite ainda que os alunos pratiquem atividades físicas ao ar livre, com a orientação adequada. O empreendimento conta com restaurante, loja de roupas, área de descanso com duchas e banheiras de ofurô, solarium, além de um spa, INTI Estética. Em junho de 2013, a rede inaugurou mais uma academia no ParkShopping Brasília, com serviços diferenciados projeto arquitetônico assinado pela Patrícia Totaro. Atualmente, a Unique encontra-se em expansão. A expectativa é a abertura de novas academias no Distrito Federal e também em São Paulo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 
UNIQUE FITNESS
Proativa Comunicação
Contatos: Larissa Leite / Flávio Resende 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo