Inteligência no combate ao crime

Análises de homicídios e tráfico de drogas viram livro e autores mostram que informações georrenferenciadas são ferramentas valiosas para a segurança pública
Do olhar atento de dois policiais civis, José Wellington Cunha e Reginaldo Pereira, surgiu a obra “Inteligência Policial – Um estudo sobre os benefícios de informações georreferenciadas na investigação policial”. Com apoio do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), o livro será lançado na próxima quinta, 16, das 18h às 20h, no Auditório da Direção Geral da Polícia Civil do DF (PCDF).
Durante meses, os autores se debruçaram sobre as ocorrências de homicídio e tráfico de drogas na região de Ceilândia, uma das cidades mais violentas do DF, e cruzaram informações como a hora de maior incidência dos crimes, modus operandi e características dos suspeitos, construindo uma teia de informações, que, quando visualizadas graficamente, oferecem ferramentas valiosas de combate ao crime.
Além de mostrar à categoria policial a importância da análise de dados georreferenciados, os policiais esperam que a obra seja utilizada como um instrumento de gestão pública. “No nosso estudo, concluímos que a simples instalação de postes de luz poderia diminuir drasticamente o número de ocorrências na região. Uma solução que deve vir da Administração Pública”, resume José Wellington.
A dupla trabalha no desenvolvimento de sistemas de TI na PCDF há 15 anos e já patenteou vários sistemas de informação capazes de transformar o vasto e rico banco de dados da instituição em inteligência.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Inteligência Policial – Um estudo sobre os benefícios de informações georreferenciadas na investigação policial”
Quando: 16 de abril, das 18h às 20h
Local: Auditório da Direção Geral da PCDF

Sobre o Sinpol-DF – Fundado em 1988, o Sindicado da Polícia Civil do Distrito Federal representa agentes de polícia, médicos legistas, peritos criminais, escrivães, agentes penitenciários, papiloscopistas e delegados na defesa dos interesses de classe e no relacionamento com governos Distrital e Federal, e com a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Congresso Nacional. A nova diretoria assumiu em maio de 2014 e entre os principais pleitos estão: a valorização profissional, a reestruturação da carreira e o reconhecimento definitivo de todos os cargos que compõem a carreira de Polícia Civil como de nível superior.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINPOL-DF
Proativa Comunicação
Contatos: Larissa Leite/ Flávio Resende
Tel.: (61) 3242-9058/2845

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo