Crises podem ser oportunidades para crescer

Segundo o coach Flávio Resende, são nos momentos de crises que empresários devem sair da zona de conforto e criar soluções criativas para os seus entraves econômicos e processuais
Em momentos de crise, é comum empresas fecharem as portas ou diminuírem estrutura e, consequentemente, produtividade, com a intenção de que os custos também caiam. A má notícia é que, quase sempre, não existe uma receita de bolo para lidar com as adversidades. E, no final, tudo depende de como lidamos com o que acontece e com as consequências de nossas escolhas e da conjuntura em si. Para o coach ontológico, Flávio Resende, dependendo da postura do empreendedor, é possível minimizar os efeitos da crise e até crescer em meio a ela.
 “Para isso é necessário sair da zona de conforto, se reinventar, agir estrategicamente e buscar os meios certos para lidar com os momentos difíceis”, comenta Flávio Resende.
“No Coaching Ontológico, há uma expressão que representa os canais de apoio aos quais se pode recorrer em situações de crise. Denomina-se rede de ajuda. “Ao longo da vida, vamos construindo relações que, de forma direta ou indireta, nos apoiam em ocorrências específicas. Podem ser caracterizados como integrantes de nossa rede de ajuda: a família, os amigos, o psicólogo, o coach, o consultor empresarial, o gerente do banco, o consultor de investimentos, o massagista, etc. Enfim, as pessoas ou profissionais capazes de nos auxiliar na resolução de nossa demanda em questão. Por incrível que pareça, nos momentos de crise, esquecemos disso, que parece algo tão evidente e lógico”, explica o coach.
Na crise, muitas vezes percebemos que postergamos decisões porque está dando tudo errado. Em geral, as organizações começam os cortes pelo cafezinho, pelo investimento em comunicação e por custos que, diretamente, não atinjam sua logística. Mas é preciso ter planos a curto, a médio e a longo prazos, pois as consequências dos cortes podem ser mais danosas do que inicialmente se imaginava. “Caso o empresário não esteja seguro, é recomendável que se contrate um consultor, com referências. Uma pessoa de fora tende a enxergar, de modo mais panorâmico, o que quem está dentro não consegue”, indica Flávio.
A sensação do mercado é de que os gestores estão em estado de atenção. Muitas coisas ocorrendo simultaneamente, o que desequilibra a condução dos negócios e as relações interpessoais. O grande problema é que não dá para parar o mundo, se organizar e voltar a seguir o fluxo. Tudo acontece paralelamente. “Atingirá os objetivos quem tiver alicerce emocional suficiente para tomar as decisões mais acertadas para cada momento e, principalmente, quem manter a tranquilidade”, conclui o coach.
Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 37 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, também conhecido como Life Coaching, que nada mais é do que um processo que potencializa as habilidades do coachee para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados. O processo é voltado para indivíduos que desejam aumentar resultados pessoais, contribuindo, assim, para o alcance de tudo o que é necessário para ter uma vida plena, seja para ter relacionamentos mais duradouros, mais qualidade de vida, mais autoestima ou mais autoconhecimento) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial).
ASSESSORIA DE IMPRENSA
FLÁVIO RESENDE COACHING CRIATIVO & CONSULTORES
Proativa Comunicação
Contato: Pedro Grigori (61 9152-2704)
Tel.:(61)3242-9058/2845
Twitter: ProativaC
Facebook: www.facebook.com/proativac

Instagram: proativacomunica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo