Alunos de escola pública ensinam sobre ervas medicinais no Projeto Preservar

As crianças, de sete a 14 anos, aprenderam sobre as propriedades terapêuticas das plantas utilizadas pela Farmacotécnica e comandarão as visitações que acontecem de 15 a 26 de setembro

O uso das plantas como fonte de saúde e na prevenção e tratamento de doenças é uma prática aplicada desde os primórdios da história e que perdeu força com o tempo. Para cultivar e expandir esses conhecimentos milenares, há 12 anos foi criado o Projeto Preservar.


Idealizado pela Farmacotécnica, a iniciativa utiliza a chácara da farmácia de manipulação, que possui um cultivo de mais de 20 tipos de ervas medicinais, para difundir essa sabedoria. Os monitores do projeto são 31 crianças, alunas escola públicaCentro de Ensino Fundamental Vargem Bonita, de sete a 14 anos, que foram treinadas previamente sobre os benefícios desses vegetais e guiarão os visitantes do Preservar, que, em 2014, acontecerá de 15 a 26 de setembro. A chácara fica em Vargem Bonita, zona rural do Distrito Federal.


“Hoje vemos uma geração que mais trata patologias do que as previnem. Isso muito nos preocupa e o Preservar foi a forma que encontramos de combater essas estatísticas”, explica Rogério Tokarski, diretor da Farmacotécnica e idealizador do projeto.

A professora Vanusa Cruz, responsável por esses alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, conta que as crianças estão entusiasmadas e ansiosas para as visitações no projeto. “É de grande valia para esses meninos e meninas terem contato com esses conhecimentos da natureza, qual é o melhor medicamento para a saúde e os maiores benefícios. Ainda mais os colocando como orientadores do projeto, cria neles um sentimento de responsabilidade que muito ajuda na formação de cada um deles”, ressalta Vanusa.


Os 31 alunos passaram três semanas em palestras, gincanas e brincadeiras com as farmacêuticas da Farmacotécnica, Adriana Pires, Edna Almeida e ZenildaBrito, a fim de receberem todas as informações necessárias para serem os guias do Projeto Preservar. “Cada criança ficou responsável por aprender em média sobre três plantas e suas propriedades medicinais”, explica a professora.

“Aos visitantes, será ensinado, além desses conhecimentos, formas de uso dessas ervas, como em chás, extratos, manipuladas em laboratório, decocção e até a produção de xampus com essas plantas”, revela Rogério Tokarski.

O Projeto Preservar é aberto ao público e as visitas devem ser agendas previamente, pelo telefone (61) 3346-2273. A iniciativa é realizada pela Farmacotécnica em parceria com o Centro Educacional da Vargem Bonita e apoio das marcas Kosmein e Naiak.

Conheça as ervas medicinais do Projeto Preservar – Alcachofra, alfavaca, artemísia, babosa, camomila, cana do brejo, capim santo, carqueja, erva baleeira, erva cidreira, espinheira santa, guaco, hortelã, manjerona, mulungu, pata de vaca, pfafia, pimenta dedo de moça, pimenta malagueta, sabugueiro, salsaparrilha e stevia.

SERVIÇO
O quê: Projeto Preservar 2014
Quando: De 15 a 26 de setembro, com visitas agendadas
Onde: Chácara da Farmacotécnica (Núcleo Rural Vargem Bonita, chácara 21)
Quanto: Visitação gratuita e aberta ao público
Agendamento: (61) 3346-2273, falar com Nayara ou Juliana
Quem promove: Farmacotécnica, em parceria com o Centro de Ensino Fundamental Vargem Bonitae apoio das marcas Kosmein e Naiak.

Sobre o Projeto Preservar – Criado em 2001 pela rede Farmacotécnica, o Projeto Preservar consiste em abrir as portas da chácara onde são cultivadas as ervas medicinais para a visitação de alunos da rede de ensino do Distrito Federal e o público em geral. Em 2003, a iniciativa recebeu o Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF).

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica nasceu há 38 anos como a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e umas das pioneiras do país. Genuinamente brasiliense, a empresa respeita as tradições que passaram de geração em geração, alinhado com a alta tecnologia fornecida pelo mercado da saúde e auxiliando diretamente para o crescimento do mercado magistral no país.
Para isso, possui uma assessoria farmacêutica empenhada em importar as novidades magistrais e de diversas áreas da saúde, funciona também como canal de comunicação com os médico, onde diariamente são tiradas dúvidas, auxiliando a rotina dos especialistas.

O compromisso com a precisão no seu trabalho é uma das marcas que fazem da Farmacotécnica. Reconhecida nacionalmente pela sua qualidade e serviços inovadores, a farmácia recebeu o prêmio Top OfMind – como marca mais lembrada em farmácia de manipulação – por mais de dez vezes. O seu objetivo maior é dar as melhores opções aos médicos e prescritores de prescrever medicamentos e produtos sob medida e na dose certa para cada paciente.


Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados e atualizados com o mercado mundial. Atualmente, conta com nove farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, laboratórios de controle de qualidade e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.
Fonte: Proativa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo