Prefeitura inicia construção de Unidade Básica de Saúde no Jardim Marília

​Concretagem das estacas de fundação foi realizada ontem
Outras 16 unidades estão sendo erguidas no município. Meta é diminuir a demanda nos hospitais e na Clínica de Especialidades 
A Prefeitura de Luziânia iniciou as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Marília. Ontem (13/8) foi realizada a concretagem das estacas de fundação.

Alice Maria de Oliveira está bastante animada com a obra, pois em breve não terá mais que caminhar tanto para chegar ao posto mais próximo. “Assim que o postinho ficar pronto, não precisaremos nos deslocar até outro bairro para conseguir atendimento. Ter médico aqui pertinho vai facilitar a vida de todos os moradores”, observa a dona de casa.

“Investir em saúde é essencial. A nossa comunidade precisa mesmo de um posto. Estamos empolgados com a chegada de mais esse importante benefício para o nosso bairro”, comemora o morador João Pereira do Nascimento.

 Mais bairros contemplados

Outras 16 unidades de saúde também já estão sendo construídas no município, contemplando os bairros: Alto das Caraíbas, Jardim Planalto, Setor Aeroporto, Cidade Osfaya, Jardim Brasília Sul, Vila Esperança, Copaíbas, Jardim Luzília, Setor Norte Maravilha, Setor Leste (duas unidades), Parque Estrela D’Alva VII, Setor Mandu II, Parque Estrela D’Alva IX, DIAL (Distrito Agroindustrial) e Jardim Zuleika.

“Com as novas unidades, chegaremos a 34 UBSs e contaremos com 39 equipes de trabalho. Poderemos, então, oferecer mais de 20 mil consultas médicas mensais e chegaremos a uma cobertura populacional de 75%. Isso só será possível porque contamos com um prefeito determinado, corajoso, que trabalha com planejamento e tem como meta transformar para bem melhor a saúde em todo o município”, observa Watherson Roriz de Oliveira, secretário municipal de Saúde. 

Estrutura

Estão sendo erguidas 13 unidades de “Porte I” e quatro de “Porte II”, com acessibilidade garantida. As primeiras terão 365,42 metros quadrados de área construída cada e contarão com recepção, um consultório médico, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e um espaço para múltiplas atividades, onde serão realizadas palestras, cursos e reuniões de trabalho. Cada unidade terá uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde. 

Já as unidades de porte II terão 470,92 metros quadrados de área construída cada. Haverá recepção, dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios odontológicos, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e também um espaço para múltiplas atividades. Cada equipe será composta por dois médicos; dois enfermeiros; dois técnicos de enfermagem; dois dentistas; dois auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde.


 ASCOM / Rodrigo Picciril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo