Prefeito Cristóvão assina amanhã (25) ordens de serviço para a construção de 17 novas Unidades de Saúde da Família

Amanhã (25/6), o prefeito Cristóvão Tormin assinará ordens de serviço para a construção de 17 novas Unidades de Saúde da Família no município. A solenidade acontecerá no Centro de Cultura e Convenções, às 9h.
Serão contemplados os bairros Altos das Caraíbas, Jardim Planalto, Setor Aeroporto, Cidade Osfaya, Jardim Brasília Sul, Vila Esperança, Copaíbas, Jardim Luzília, Setor Norte Maravilha, Setor Leste (duas unidades), Parque Estrela D’Alva VII, Jardim Marília, Setor Mandu II, Parque Estrela D’Alva IX, DIAL (Distrito Agroindustrial) e Jardim Zuleika. Grande parte dos terrenos, inclusive, já recebeu os serviços de terraplanagem.
Serão erguidas 13 USFs de “Porte I” e quatro de “Porte II”, com acessibilidade garantida. As primeiras terão 365,42 metros quadrados de área construída cada e contarão com recepção, um consultório médico, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e um espaço para múltiplas atividades, onde serão realizadas palestras, cursos e reuniões de trabalho. Cada unidade terá uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde. 
Já as unidades de porte II terão 470,92 metros quadrados de área construída cada. Haverá recepção, dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios odontológicos, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e também um espaço para múltiplas atividades. Cada equipe será composta por dois médicos; dois enfermeiros; dois técnicos de enfermagem; dois dentistas; dois auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde. 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Watherson Roriz de Oliveira, todos os projetos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, mas foram feitas algumas modificações para melhor atender a população. “A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde tiveram o cuidado de adaptar os projetos com espaços mais humanizados e funcionais para que os pacientes sejam melhor acolhidos”, garante o secretário, que complementa explicando que as Unidades de Saúde da Família são uma maneira de tratamento preventivo nos bairros, diminuindo a demanda nos hospitais e na Clínica de Especialidades.
Hoje, em todo o município, existem 17 Unidades de Saúde da Família, com 18 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Com a construção das novas unidades (o dobro da quantidade atual), a área de cobertura do programa chegará a 75% da população e serão formadas mais 21 equipes de trabalho.

ASCOM/ Rodrigo Piccirili

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo