Lançada a 2ª etapa da licitação para a construção do túnel de Taguatinga

A Secretaria de Obras/Novacap lançaram no último dia 20, a 2ª etapa concorrência visando à construção do túnel no centro de Taguatinga. Na primeira, foram definidas por critérios técnicos, as empresas que preencheram os requisitos necessários para participar dessa nova fase do processo licitatório.
Agora, as empresas habilitadas apresentarão suas propostas de preço para a execução da obra. A sessão para abertura dos envelopes está marcada para o próximo dia 25 de junho. 
De acordo com o secretário de Obras David de Matos, o objetivo de construir o túnel na região, visa atender a grande concentração populacional existente em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, dando maior fluidez ao trânsito e acabando com os constantes engarrafamentos que prejudicam os motoristas que trafegam pelo local.
"Num dia normal, transitam pelo Centro de Taguatinga cerca de 60 mil veículos, sendo que desses, 60% estão apenas de passagem. Por isso a importância do túnel, permitindo que esses carros não interfiram no trânsito da cidade", ressalta o secretário.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, mergulharão pelo túnel e já sairão na EPTG. Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão por ele até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdú.
Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do Centro de Taguatinga. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdú Sul e Norte.
O túnel que terá 830 metros de extensão está orçado em aproximadamente R$ 260 milhões e os recursos para sua execução são provenientes do PAC Mobilidade Grandes Cidades.
O túnel no Centro de Taguatinga faz parte do Corredor Eixo-Oeste que terá 38,7 km de extensão e ligará Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo-Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.
Estão previstos ainda a construção de viadutos e o alargamento de pistas com a criação de faixas exclusivas de ônibus em vias importantes (Hélio Prates, Comercial Norte, Samdú, Estrada Parque Indústrias Gráficas e Estrada Setor Policial Militar).
Fonte:Gazeta de Taguatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo