Giaffone e Dirani comandam grid da F-Truck no GP Petrobras em Brasília

Vice-líder do campeonato comanda o grid pela 17ª vez na carreira. Totti, líder invicto, larga da quarta posição
Roberval Andrade foi o mais rápido novamente
Vice-líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, o paulista Felipe Giaffone vai largar da pole position, neste domingo (8), para o GP Petrobras. O piloto da MAN Latin America estabeleceu a volta mais rápida do Top Qualifying deste sábado (7) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, depois de garantir a última das oito vagas para a fase decisiva do treino classificatório. A corrida terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes


A pole conquistada neste sábado em Brasília é a 17ª da carreira do tricampeão brasileiro. Ele detém o quarto maior número de primeiros lugares em grids, atrás apenas do paranaense Wellington Cirino, da ABF-Santos Desenvolvimento, que soma 28, do paulista Roberval Andrade, da Ticket Car-Corinthians Motorsport, com 22, e do também paulista Renato Martins, hoje seu chefe de equipe na MAN Latin America, com18   

Em Brasília, Giaffone terá a seu lado na primeira fila do grid o Scania do paulista Danilo Dirani, também piloto da Ticket Car-Corinthians. A segunda fila terá pilotos das mesmas equipes – Andrade larga em terceiro, à frente do líder invicto da temporada, o paranaense Leandro Totti. Três caminhões Mercedes-Benz virão a seguir, com Cirino, Geraldo Piquet e Paulo Salustiano fechando da quinta à sétima posição. Jansen Bueno, de Scania, sai em oitavo.

“Eu fui cauteloso até demais na primeira parte da classificação, por isso fiz um tempo tão mais alto, mas meu tempo do Top Qualifying é o real”, disse o pole position. “Tenho um equipamento muito bom, muito bem acertado. Para a corrida, vou tentar um ritmo forte desde o começo, mesclando cautela e até um pouco de risco”, acrescentou. “Essa é uma pista que exige muito dos freios, é necessário ter um cuidado especial com isso. O caminho é por aí”.

Dirani, que obteve sua melhor posição em um grid no ano, acredita na conquista de sua segunda vitória – em 2011 ele venceu a etapa de Curitiba. “Eu sabia que tinha um caminhão bom o bastante para esse ritmo. Com um ajuste fino o ritmo poderia até ser um pouquinho mais forte, mas confio muito no equipamento”, avalizou o piloto do Scania número 85. “Uma preocupação é a alta temperatura, mas sei que tenho condição até de ganhar a corrida”.

Companheiro de equipe de Dirani, Roberval Andrade teve dificuldades com a sexta marcha de seu caminhão. “Bem na hora de abrir a volta rápida a marcha faltou. Não serve como desculpa, isso já estava acontecendo e eu sabia, tinha de ter me mantido mais atento a isso”, falou o paulista, mais rápido nas duas últimas sessões de treinos livres. “Tenho uma ligação boa com essa pista e acho que a equipe vai ter os dois pilotos no pódio”, apostou.

Totti, que venceu as três corrias já disputadas, larga em quarto. “A gente já sabia que aqui seria mais difícil, que não iria dar pole. Não tenho caminhão, aqui, para chegar nos primeiros em condições normais”, admitiu. “O negócio é tentar largar bem, tentar me mantar no ritmo, talvez ganhar posições se houver problemas com os outros, mas o foco nessa etapa é marcar pontos e pensar no campeonato. Sei que não dá para acompanhar o Felipe”, finalizou. 

Quem mais venceu no circuito brasiliense foi Andrade, primeiro colocado nas corridas de 2005, 2009 e 2010. Renato Martins, Cirino e seu companheiro de equipe Geraldo Piquet conquistaram duas vitórias, cada. Beto Monteiro, Felipe Giaffone, Leandro Totti e Valmir “Hisgué” Benavides, cada um com um triunfo, completam a lista dos pilotos que já ganharam corridas da Fórmula Truck no anel externo de 2.919 metros do traçado da capital federal.

O GP Petrobras, neste domingo, terá largada às 13h15, para 60 minutos de disputas. O grid definido na tarde deste sábado em Brasília, ainda sujeito a mudanças de acordo com eventuais determinações dos comissários técnicos e desportivos, é o seguinte:


1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min11s596
2º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min11s825
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min11s923
4º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min11s975
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min12s030
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min12s112
7º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min12s165
8º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, 1min12s167
Treino classificatório
Treino classificatório
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min12s687
10º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min12s702
11º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min12s718
12º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 1min12s769
13º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 1min12s825
14º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 1min13s022
15º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 1min13s086
16º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min13s217
17º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 1min13s528
18º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, 1min13s565
19º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 1min13s925
20º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min13s944
21º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 1min14s167
22º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 1min17s675
23º) José Maria Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 1min21s683
24º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, sem tempo
25º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, sem tempo
26º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, sem tempo
Média do 1º: 146,773 km/h
Fonte: Grelak comunicação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo