Respeito à faixa de pedestre no DF completa 17 anos

Mês de abril terá campanhas educativas na mídia e nas cidades
No mês de abril, quando o Distrito Federal completa 17 anos de respeito ao pedestre na faixa, o Departamento de Trânsito fará ações educativas em todo o DF. Além da campanha de mídia, haverá blitzes educativas em diversas cidades, com a presença das equipes de educação e de fiscalização do órgão.
Depois de 17 anos, o número de mortes por atropelamento no DF é 39,6% menor que em 1997, quando 202 pessoas morreram atropeladas. Em 2013, o DF contabilizou o menor número de mortes por atropelamento dos últimos quatro anos: 122. Em 2010, foram 154 mortes e, de lá para cá, esse número veio reduzindo consideravelmente: 136 em 2011, 124 em 2012 e 122 em 2013.
Os atropelamentos com morte em faixa de pedestre também registraram diminuição: houve uma ocorrência em 2013 contra oito em 2012. Os dados estão no informativo Pedestres 2013, elaborado pela Gerência de Estatística do Detran e disponível na página da autarquia na internet. O documento traz ainda informações sobre horário dos acidentes, sexo idade das vítimas mortas por atropelamento tanto em faixa de pedestres quanto fora delas, desde 1997.

Um dado observado pela estatística foi que os homens representaram 78% dos pedestres mortos em 2013. Quanto ao horário, cerca de 53% dos atropelamentos ocorreram à noite, entre 18h e 6h da manhã. Outro aspecto que chamou a atenção foi que 26% dos pedestres mortos nas vias urbanas sofreram o acidente em Taguatinga e 23%, em Ceilândia. Essas observações são importantes para que o Detran direcione tanto as ações educativas quanto de fiscalização de trânsito.

Para este ano, a meta é reduzir ainda mais o número de mortes no trânsito, inclusive por atropelamento. Por isso, já está na mídia campanha educativa que destaca os 17 anos de respeito ao pedestre na faixa e a importância de se manter essa conquista que tem salvado muitas vidas.

Faixa Cidadã
Ainda em abril será lançado o projeto Faixa Cidadã, que envolve a comunidade no fortalecimento do orgulho de respeitar a faixa. O slogan do projeto, que terá início em Ceilândia e percorrerá, semanalmente, todas as cidades do DF, é: Sou brasiliense. Sou cidadão. Eu respeito a faixa.
A ideia do projeto é envolver o maior número de pessoas em prol de um trânsito melhor e mais seguro. Para tanto, o Detran promoveu junto às escolas públicas e particulares um concurso para escolha de jingle e mascote para o projeto. Foram mais de mil trabalhos inscritos e a comissão avaliadora vai publicar o resultado oficial do concurso na próxima quinta-feira (3).
Ações educativas
Dia
Horário
Local
1º  de abril
terça-feira
9h
Faixa de pedestres próximo à Escola Classe 06 do Cruzeiro
8 de abril
terça-feira
14h30
Faixa de pedestres em frente ao Fórum da Ceilândia – via de ligação entre M1 e M2 Norte
  10  de abril
quinta-feira
9h
Avenida dos Alagados em Santa Maria
15  de abril
terça-feira
14h30
Faixa de pedestres próximo ao Colégio Projeção e ao CEMTN- Av. Sandu norte
16 de abril
quarta-feira
9h
Em frente à feira do Gama – Via SCN  
22 de abril
terça-feira
9h
Próximo ao posto de combustível – Via LJ 02
24 de abril
quinta-feira
14h30
Faixa de pedestres em frente à Administração Regional de Sobradinho
29 de abril
terça-feira
14h
Avenida Central do Recanto das Emas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo