Procon-DF orienta consumidores sobre empréstimo

O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, orienta os consumidores que desejam contrair empréstimos. Na busca pelo crédito fácil, muitos consumidores são alvos de agentes financeiros que oferecem empréstimos vantajosos a juros baixos.
“Os consumidores devem ficar atentos aos detalhes quando desejarem fazer um empréstimo. É importante pesquisar a taxa de juros, comparando com outras instituições financeiras para saber exatamente quanto a dívida vai pesar no bolso”, explica o diretor do Procon-DF, Todi Moreno. 

Na semana passada, financeiras foram notificadas e poderão ser multadas pelo Procon-DF, em virtude de reclamações de consumidores.

Durante a fiscalização, foram constatadas irregularidades como propaganda enganosa, ausência do informativo de liquidação antecipada dos débitos e ausência de informação do telefone 151 no estabelecimento. 

Consumidores que registraram reclamações no Procon-DF, alegaram que o panfleto distribuído nas ruas ofertava empréstimos sem consulta ao SPC e SERASA, mas ao chegarem no estabelecimento para fazer o cadastro, a consulta teria que ser feita para ser aprovado o empréstimo. 

Além de terem recebido multa, decisão que ainda cabe recurso, as empresas serão inscritas no cadastro de Reclamações Fundamentadas – levantamento, com divulgação anual, que reúne os fornecedores que geraram reclamações na autarquia.

Em 2013, o Procon-DF registrou 361 reclamações referentes a crédito consignado, empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do salário. Em janeiro e fevereiro de 2014, foram registradas 39 reclamações.

Veja algumas dicas que podem ser úteis no momento de se contrair um empréstimo:

- Não tome decisões precipitadas. Mesmo que a proposta pareça irrecusável, pense bem, avalie suas dívidas e converse com seus familiares;

- As parcelas do empréstimo não devem comprometer o orçamento familiar mensal, pois podem levar o consumidor ao superendividamento;

- Contrate empréstimos de instituições financeiras reconhecidas, que possuam filiais no Distrito Federal, facilitando contatos e negociações;

- Não aceite a ajuda de pessoas que prometam acelerar o empréstimo e desconfie de propostas vantajosas a juros muito baixos;

- Nunca forneça o cartão ou a senha do banco a outra pessoa;

- Leia o contrato atentamente. Se tiver dificuldade para entender, peça ajuda a alguém de sua confiança. Na dúvida, não assine! É seu direito ter cópia do contrato preenchido e assinado;

- Se, de alguma forma, você se sentiu prejudicado ou violado nos seus direitos, como por exemplo, quando as parcelas são maiores do que foi contratado, exerça a sua cidadania e reclame perante os órgãos de defesa do consumidor;


Assessoria de Comunicação
PROCON/DF - Instituto de Defesa do Consumidor
(61) 2104-4311
SCS Venâncio 2000 bl. B-60 sala 240 - Brasilia - DF - CEP: 70.333-900

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