PACCAR anuncia receita anual recorde

Novos veículos profissionais:
 Peterbilt Modelo 567, Kenworth T880 e DAF CF Euro 6
Novos produtos e fortes negócios em pós-venda geram lucros maiores

"A PACCAR informou uma receita anual recorde de US$17,12 bilhões e lucro líquido de US$1,17 bilhão em 2013. A PACCAR conseguiu o terceiro melhor lucro líquido anual da sua história, e o 75º ano consecutivo de lucro líquido", disse Mark Pigott, presidente e CEO do grupo PACCAR. "Os resultados financeiros da PACCAR refletem os produtos e serviços de qualidade superior, melhora nas entregas de caminhões na Europa, excelentes receitas de revenda, reposição de peças, pós-venda de classe mundial e recorde nos negócios de Serviços Financeiros da PACCAR. Estou muito orgulhoso dos nossos 22.000 colaboradores que propiciaram um desempenho excepcional para os nossos acionistas e clientes".

"O Excelente balanço e fluxo de caixa operacional de US$2,38 bilhões em 2013 permitiu à empresa se expandir para o Brasil e investir em todos os aspectos do negócio", disse o Presidente Ron Armstrong. "Em 2013, a PACCAR lançou uma nova linha de caminhões profissionais, os modelos Kenworth T880, Peterbilt 567 e o DAF CF e LF Euro 6, além de expandir sua família de motores com a introdução de potências mais altas para o motor PACCAR MX-13, e o novo motor PACCAR MX-11", acrescentou Armstrong. "A PACCAR Parts estendeu sua rede global de centros de distribuição de peças, o que resultou no recorde de receitas anuais de peças, e a PACCAR Financial obteve lucros anuais recordes antes do pagamento dos impostos."

Planta da DAF em Ponta Grossa inaugurada em 2013
Receitas recordes, lucro líquido e dividendos maiores

A PACCAR alcançou receita recorde de US$17,12 bilhões em 2013, em comparação com uma receita de US$17,05 bilhões em 2012 e informou lucro líquido de US$1,17 bilhão em 2013, em comparação com US$1,11 bilhão ganhos no ano passado. O lucro da empresa por ação diluída (EPS) de US$ 3,30 em 2013 aumentou 6% em relação ao EPS de US$ 3,12 em 2012. No quarto trimestre de 2013, as vendas líquidas e receitas de serviços financeiros foram de US$ 4,60 bilhões, um aumento de 15% em comparação com os US$3,99 bilhões para o mesmo período em 2012. A PACCAR ganhou US$334,2 milhões (US$0,94 por ação diluída) para o quarto trimestre de 2013, um aumento de 32% em comparação com os US$253,5 milhões (US$ 0,72 por ação diluída) no quarto trimestre de 2012. O patrimônio líquido foi recorde de US$6,63 bilhões em 31 de dezembro de 2013.

A PACCAR declarou dividendos em dinheiro de US$1,70 por ação em 2013, incluindo um dividendo especial de US$0,90 por ação. O total de dividendos por ação declarados em 2013 aumentou 8% em relação a 2012. A empresa tem pago dividendos todos os anos, desde 1941, e o retorno total para o acionista foi de 34,9% durante 2013. Nos últimos dez anos, o retorno anual dos acionistas da PACCAR tem tido uma média de 12,3%, em comparação com o Índice S&P 500 de 7,4% de retorno anual, ultrapassando o índice S&P 500 para os períodos anteriores de um, dois, cinco, dez e vinte anos”.

Destaques Empresariais de 2013

·         A PACCAR Inaugurou a nova fábrica da DAF no Brasil.
·         A PACCAR entregou 137.100 veículos em todo o mundo, e apresentou os novos modelos Kenworth T880, Peterbilt Modelo 567 e DAF CF e LF Euro 6.
·         A PACCAR investiu US$660,9 milhões em projetos de capital, pesquisa e desenvolvimento.
·         A PACCAR expandiu a sua gama de motores a diesel com o lançamento do PACCAR MX-11.
  • A PACCAR Parts abriu novos Centros de Distribuição (PDCs) em Eindhoven, na Holanda, e em Ponta Grossa, no Brasil, e dobrou o tamanho de seu Centro de Distribuição em Lancaster, Pensilvânia.
  • A DAF ganhou o prêmio Motor Transport do Reino Unido pelo "Caminhão de Frota do Ano”, pela sétima vez nos últimos dez anos.
  • O Kenworth T680, equipado com o motor PACCAR MX-13, ganhou o prêmio Heavy Duty Commercial Truck of the Year (Caminhão Comercial Pesado do Ano) da American Truck Dealers (Revendedores de Caminhões Americanos) (ATD).
  • A PACCAR implementou 22.300 projetos Seis Sigma desde 1997.

Novo Centro de Distribuição de
 Peças da PACCAR de 26.000 metros quadrados
 em Eindhoven, na Holanda.

               Destaques Financeiros - 
               Quarto Trimestre de 2013

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o quarto trimestre de 2013 incluem:

·         Vendas líquidas consolidadas e receitas de US$ 4,60 bilhões.
·       lucro líquido de US$334,2                                                                                                                           milhões.
·         Caixa gerado pelas operações de US$675,4 milhões.
·         Recorde de renda de Serviços Financeiros antes do pagamento de impostos de US$90,4 milhões.
·         Despesas com pesquisa e desenvolvimento de US$60,9 milhões.
·         Investimentos de capital de US $ 113,0 milhões.
·         Caixa de Produção e títulos mobiliários de US$2,93 bilhões em 31 de dezembro de 2013.

Destaques Financeiros - Exercício de 2013

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante 2013 incluem:

·         Recorde de vendas consolidadas e receitas líquidas de US$17,12 bilhões.
·         Lucro líquido de US$1,17 milhões.
·         Recorde de Patrimônio Líquido de US$6,63 bilhões no final do ano.
·         Caixa gerado pelas operações de US$2,38 bilhões.
·         Recorde de receita da PACCAR Parts de US$2,82 bilhões.
·         Recorde de renda dos Serviços Financeiros antes do pagamento de impostos de US$340,2 milhões sobre ativos de US$11,63 bilhões.
·         Investimentos de capital de US$409,5 milhões.
·         Despesas com pesquisa e desenvolvimento de US$251,4 milhões.
·         Emissão de Títulos de médio prazo (MTN) de US$ 2,10 bilhões.
·         Declarações de dividendos de US$602,6 milhões.

 foto caminhões

Atualização do mercado global de caminhões

"Em 2013, a DAF atingiu uma participação recorde de 16,2% no mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas, e é líder desse segmento na Europa. Os clientes reconhecem a qualidade, baixos custos operacionais, e o excelente valor de revenda da DAF", disse Harrie Schippers, presidente da DAF. "As vendas do setor acima de 16 toneladas na Europa foram de 240.800 unidades em 2013, e estima-se que em 2014 as vendas estarão em torno de 200.000 a 230.000 veículos."

"A DAF e a Kenworth emplacaram 3.900 caminhões na Rússia em 2013, apoiados por uma Rede de Concessionárias de 38 pontos de vendas e serviços", disse Ron Bonsen, Diretor de Vendas da DAF. A PACCAR introduziu os veículos DAF CF em Taiwan em 2006, e a gama de produtos foi ampliada com o lançamento do DAF LF, para distribuição urbana, no final de 2012. “A DAF é a maior fabricante européia de caminhões no segmento acima de 16 toneladas em Taiwan, com 16% de participação de mercado", observou Bonsen.

"As vendas de caminhões Classe 8 no varejo nos EUA e Canadá foram de 212 mil unidades em 2013", disse Dan Sobic, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. "A demanda por caminhões está sendo impulsionada principalmente pela substituição contínua dos caminhões velhos, e pela melhora nos setores automotivo e imobiliário. Em 2013, a PACCAR alcançou uma participação de mercado no varejo Classe 8 nos EUA e Canadá de 28%, pois os clientes se beneficiaram do estilo excepcional, eficiência no consumo de combustível, e desempenho notável dos veículos da Kenworth e Peterbilt. As estimativas para as vendas no varejo da indústria de caminhão Classe 8 nos EUA e Canadá para 2014 estão na faixa de 210.000-240.000 unidades, impulsionadas pela substituição do veículo e por uma certa expansão na capacidade da frota da indústria, refletindo o crescimento econômico previsto", acrescentou Sobic.

Crescimento Sul-americano

A PACCAR inaugurou a linha de produção de nova fábrica da DAF em Ponta Grossa, Brasil, que contém um complexo industrial de 270 mil m2, em outubro de 2013. “O Brasil é um grande mercado, com vendas de 149 mil unidades no setor acima de 16 toneladas em 2013. No final do ano passado, a DAF começou a produção de caminhões no Brasil", disse Marco Davila, Presidente da DAF Brasil.” “Em 2014, a DAF planeja aumentar gradualmente a produção de veículos, e tem a meta de conquistar 10% do mercado de extrapesados em longo prazo. A Rede de Concessionárias da DAF consistia de 20 lojas em 2013, e se expandirá para 40 ao longo de 2014", acrescentou Davila. Estima-se que as vendas de caminhões acima de 16 toneladas no Brasil será de 150.000 unidades em 2014.

Receitas da PACCAR Parts atingem recorde anual

“Os negócios de peças de reposição da PACCAR atingiram uma receita anual recorde em 2013", disse Bob Christensen, Diretor Financeiro e Vice-Presidente Executivo da PACCAR. "O crescimento contínuo das vendas de peças de reposição tem sido impulsionado pelo investimento da PACCAR em distribuição, tecnologia e produtos, incluindo o crescimento da marca mundial TRP, da PACCAR Parts, voltada para todas as marcas e modelos de caminhão, reboques e ônibus", acrescentou Christensen.
 foto fab
Atualização do mercado global de caminhões

"Em 2013, a DAF atingiu uma participação recorde de 16,2% no mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas, e é líder desse segmento na Europa. Os clientes reconhecem a qualidade, baixos custos operacionais, e o excelente valor de revenda da DAF", disse Harrie Schippers, presidente da DAF. "As vendas do setor acima de 16 toneladas na Europa foram de 240.800 unidades em 2013, e estima-se que em 2014 as vendas estarão em torno de 200.000 a 230.000 veículos."

"A DAF e a Kenworth emplacaram 3.900 caminhões na Rússia em 2013, apoiados por uma Rede de Concessionárias de 38 pontos de vendas e serviços", disse Ron Bonsen, Diretor de Vendas da DAF. A PACCAR introduziu os veículos DAF CF em Taiwan em 2006, e a gama de produtos foi ampliada com o lançamento do DAF LF, para distribuição urbana, no final de 2012. “A DAF é a maior fabricante européia de caminhões no segmento acima de 16 toneladas em Taiwan, com 16% de participação de mercado", observou Bonsen.

"As vendas de caminhões Classe 8 no varejo nos EUA e Canadá foram de 212 mil unidades em 2013", disse Dan Sobic, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. "A demanda por caminhões está sendo impulsionada principalmente pela substituição contínua dos caminhões velhos, e pela melhora nos setores automotivo e imobiliário. Em 2013, a PACCAR alcançou uma participação de mercado no varejo Classe 8 nos EUA e Canadá de 28%, pois os clientes se beneficiaram do estilo excepcional, eficiência no consumo de combustível, e desempenho notável dos veículos da Kenworth e Peterbilt. As estimativas para as vendas no varejo da indústria de caminhão Classe 8 nos EUA e Canadá para 2014 estão na faixa de 210.000-240.000 unidades, impulsionadas pela substituição do veículo e por uma certa expansão na capacidade da frota da indústria, refletindo o crescimento econômico previsto", acrescentou Sobic.

Crescimento Sul-americano

A PACCAR inaugurou a linha de produção de nova fábrica da DAF em Ponta Grossa, Brasil, que contém um complexo industrial de 270 mil m2, em outubro de 2013. “O Brasil é um grande mercado, com vendas de 149 mil unidades no setor acima de 16 toneladas em 2013. No final do ano passado, a DAF começou a produção de caminhões no Brasil", disse Marco Davila, Presidente da DAF Brasil.” “Em 2014, a DAF planeja aumentar gradualmente a produção de veículos, e tem a meta de conquistar 10% do mercado de extrapesados em longo prazo. A Rede de Concessionárias da DAF consistia de 20 lojas em 2013, e se expandirá para 40 ao longo de 2014", acrescentou Davila. Estima-se que as vendas de caminhões acima de 16 toneladas no Brasil será de 150.000 unidades em 2014.

Receitas da PACCAR Parts atingem recorde anual

“Os negócios de peças de reposição da PACCAR atingiram uma receita anual recorde em 2013", disse Bob Christensen, Diretor Financeiro e Vice-Presidente Executivo da PACCAR. "O crescimento contínuo das vendas de peças de reposição tem sido impulsionado pelo investimento da PACCAR em distribuição, tecnologia e produtos, incluindo o crescimento da marca mundial TRP, da PACCAR Parts, voltada para todas as marcas e modelos de caminhão, reboques e ônibus", acrescentou Christensen.

"A melhoria da utilização e da idade da frota de caminhões da América do Norte estão contribuindo para excelentes negócios em peças e serviços. Os 16 centros de distribuição de peças da PACCAR dão suporte a mais de 2.000 revendedores da DAF, Kenworth e Peterbilt, oferecendo serviços de atendimento ao cliente de classe mundial", disse David Danforth, gerente Geral da PACCAR Parts. “No decorrer de 2013, a PACCAR concluiu a construção de um novo centro de distribuição de 26 mil metros quadrados, em Eindhoven, na Holanda, criou um PDC em Ponta Grossa, Brasil, e dobrou o espaço do armazém no PDC de Lancaster, na Pensilvânia."

PACCAR aumenta produção de motores

"A PACCAR já instalou mais de 51.000 motores MX-13 nos caminhões da Kenworth e Peterbilt na América do Norte, desde o início da produção em 2010", disse Craig Brewster, Vice-Presidente da PACCAR. No quarto trimestre de 2013, o motor MX-13 da PACCAR foi instalado em 37% dos caminhões pesados da Kenworth e Peterbilt. Ron Borsboom, Diretor de Engenharia da DAF, acrescentou: “durante 2013, a PACCAR expandiu a sua gama de motores com a introdução do motor PACCAR MX-11, com potência de até 440 cv e torque de 1.550 lb-ft.” Em dezembro de 2013, a PACCAR recebeu a certificação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, para a gama de motores patenteados para 2014.

Investimentos de Capital impulsionam o desenvolvimento de produtos e a eficiência operacional

Os excelentes lucros de longo prazo da PACCAR, o forte balanço e o intenso foco em qualidade, tecnologia e produtividade permitiram à empresa investir US$ 5,7 bilhões em projetos de capital, produtos inovadores e novas tecnologias durante a última década. Em 2013, o capital de US$409.5 milhões e as despesas de P&D de US$ 251,4 milhões foram investidos em novos produtos e aumento da capacidade de produção", disse George West, Vice-Presidente da PACCAR. Em 2014, as despesas de capital de US$350 - 400 milhões estarão voltadas para um maior desenvolvimento do conjunto motopropulsor e aumento da eficiência operacional das nossas montadoras. As despesas com pesquisa e desenvolvimento estão estimadas em US$ 225 - 275 milhões em 2014, pois a Kenworth, Peterbilt e DAF estão investindo em produtos e serviços líderes da indústria, para permitir que nossos clientes melhorem o desempenho de seus negócios”, diz o executivo.

PACCAR melhora a Liderança Ambiental

Comprometida com o meio ambiente, em 2013, a PACCAR aderiu ao CDP (anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project) para monitorar e estabelecer referência para as emissões de gases de efeito estufa e uso de energia. O Programa de Mudanças Climáticas do CDP fornece relatórios anuais sobre o progresso das empresas, em nível mundial, no desenvolvimento de operações de energia eficientes e produtos e serviços ecologicamente corretos, que protejam e preservem o meio ambiente.

A PACCAR é líder no mercado de veículos movidos a gás natural. A Kenworth e a Peterbilt fabricam caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) e gás natural comprimido (GNC) desde 1996. A PACCAR produziu mais de 1.500 veículos movidos a gás natural em 2013, ganhando uma participação de 40% no mercado de caminhões pesados movidos a gás natural nos EUA. Os caminhões da Kenworth e da Peterbilt oferecem uma vasta gama de soluções para veículos estradeiros, aplicações regionais e profissionais e estão atualmente disponíveis com motores a gás natural de 9 ou 12 litros. “As plataformas de motores movidos a gás natural da PACCAR oferecem uma tecnologia eficiente e limpa, que beneficia os clientes em uma vasta gama de aplicações", comentou Kyle Quinn, Vice-Presidente Sênior da PACCAR.

Empresas de Serviços Financeiros Alcançam Resultados Recordes

A PACCAR Financial Services (PFS) tem uma carteira de mais de 161 mil caminhões e reboques, com total de ativos de US$11,63 bilhões. A PacLease, uma das maiores empresas de leasing de caminhões da América do Norte e da Europa, com uma frota de mais de 35.000 veículos, está incluída neste segmento. "Durante o quarto trimestre e durante todo o ano de 2013, o lucro da PFS aumentou devido ao crescimento de sua carteira", disse Bob Bengston, Vice-Presidente Sênior da PACCAR.

A receita da PFS no quarto trimestre, antes do pagamento de impostos foi um recorde de US$90,4 milhões, em comparação com os US$78,7 milhões ganhos no quarto trimestre de 2012. As receitas do quarto trimestre foram de US$299,5 milhões em comparação com os US$297,8 milhões no mesmo trimestre de 2012. No acumulado do ano, as receitas foram de US$1,17 bilhões, em comparação com US$ 1,10 bilhão em 2012, a receita antes do pagamento de impostos foi um recorde de US$340,2 milhões em 2013, o que representa um aumento de 11% em comparação com os US$307,8 milhões do ano anterior.

“O Excelente balanço da PACCAR, complementado por classificações de crédito A+/A1, permitem que a PFS ofereça financiamento competitivo de varejo para revendedores e clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF em 23 países, de quatro continentes", disse Todd Hubbard, Presidente da PACCAR Financial Corp. A crescente base de ativos e o excelente desempenho da carteira estão gerando melhorias nos ganhos." A PACCAR Financial Services possui excelente acesso aos mercados de dívida, tendo emitido títulos de dois, três e cinco anos, no valor de US$2,10 bilhões, em 2013.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios.

Este comunicado contém declarações prospectivas" dentro do significado da Lei de Reforma de Litígio de Títulos Privados. Estas declarações são baseadas nas expectativas atuais da gerência, e estão sujeitas a incertezas e alterações conforme as circunstâncias. Os resultados reais podem divergir materialmente daqueles incluídos nessas declarações, devido a uma variedade de fatores. Mais informações sobre esses fatores podem ser obtidas nos arquivos da PACCAR junto à Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio).
   
                  Informações à Imprensa
                 BRCOM PUBLIC RELATIONS
               Assessoria de Imprensa
                da DAF Caminhões Brasil

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