>>Irritabilidade,procurando auto controlhe

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23)
Quem nunca passou o dia tentando não se irritar com a fila do banco, o trânsito e o ônibus lotado, mas, ao final do dia, estourou com um probleminha? A irritabilidade - ou impaciência - acontece porque enfrentamos diversos estressores ao longo do dia, sejam eles estímulos externos ou internos. Para saber lidar com esses estímulos, é preciso tentar agir de uma maneira mais calma. 

O autoconhecimento é essencial para conseguirmos entender nossa fonte de irritação e evitar um próximo desgaste. As pessoas têm uma forma subjetiva de compreender as situações. Por isso, quem se conhece melhor tem mais chances de prever o quanto poderá explodir diante de um problema e o que fazer para contorná-lo.

É importante ter alguma técnica de relaxamento para usar no dia a dia e não deixar as frustrações e pressões se acumularem. A melhor maneira de recuperar a calma diante de uma fonte de irritação é a respiração abdominal. O certo é respirarmos sempre jogando o ar até o diafragma, mais na barriga. Isso ajuda a ter equilíbrio, principalmente diante de um fator de irritação.

O ideal é identificarmos aquilo que nos perturba e pensar em estratégias para lidar com a questão. Uma pessoa que fica irritada ao passar muito tempo em uma fila de banco, por exemplo, deve fazer o possível para evitar o período de almoço ou os dias de pagamento. Quando não há solução, é preciso respirar fundo e ter criatividade. Devemos entender que algumas coisas podemos mudar, mas outras, não. Nesse caso, temos de pensar em alternativas criativas para lidar melhor com a situação. 

É natural que, diante de uma irritação, nossa tendência seja a de reclamar sem parar. Mas a queixa deve sempre vir com uma proposta de evolução, e não ser apenas um desabafo. Se você vê que tem como mudar alguma coisa e que, pontuando as falhas, poderá ter uma solução alternativa, tudo bem. Mas reclamar sem objetivo só gera mais tensão para você e desgasta os relacionamentos, já que alguém terá de ouvir as queixas.

Quando estamos de cabeça quente e prestes a explodir, devemos nos questionar por quanto tempo essa questão poderá realmente nos incomodar. Se daqui a 30 dias eu não vou mais nem me lembrar disso, por que estou tão irritado? Não vale a pena ficar remoendo isso, por exemplo. Essa reflexão ajuda a entender a gravidade do problema e a relevância que ele deveria ter para sua vida

Conhecer os próprios limites e aprender a respeitá-los é importante para evitar a irritabilidade. Esse tipo de atitude também deve ser adotada no trabalho. Devemos respeitar quando estamos muito cansados e é hora de ir para casa, aprender a negociar prazos e ver o que deve ou não ser priorizado, e também saber quando se afastar de um problema para depois resolvê-lo. Só assim conseguimos manter o equilíbrio dentro dessa sociedade louca que nos pressiona por todos os lados.

Devemos aprender a aceitar nossos erros e saber lidar com as frustrações. Se desenvolvermos nossa resiliência, conseguiremos achar soluções para situações que não são ideais e sofreremos menos.

Um estilo de vida saudável torna a pessoa menos vulnerável às frustrações e irritações do dia a dia. O estilo de vida tem grande parcela de responsabilidade para evitar que a pessoa reaja de maneira desmedida aos pequenos problemas. Se a pessoa tem boas noites de sono, pratica uma atividade física e tem uma alimentação saudável e em períodos regulares, ela certamente conseguirá encarar os problemas com menos irritação.

É preciso tomar muito cuidado para não se deixar levar pelo comportamento e estado de espírito alheio. Às vezes, o outro está tão nervoso que isso também te irrita. Se você entra nessa, chegará ao fim do dia muito nervoso e chateado.


É importante compreender por que algumas coisas te irritam tanto e o que você pode aprender com esse sentimento. Pense bastante sobre a situação e tente dar um novo significado à irritação. Ela pode ser usada para seu crescimento pessoal e também espiritual, pois o Espírito de Deus está aberto a produzir em você a virtude da paciência. 
fonte:http://www.kobobooks.pt/search/search.html?q=elbem+c%C3%A9sar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo