Vai viajar de carro? Confira as dicas para uma viagem segura

 SINCODIV-DF alerta quem vai pegar a estrada e não quer ser vítima dos contratempos
Janeiro é, definitivamente, o mês de tirar o carro da garagem e colocá-lo na estrada. Não importa se está indo ou vindo, a ideia é fugir de surpresas desagradáveis e acabar ficando na mão. Para isso, o veículo deve passar por uma revisão pré-férias completa; além do motorista, que precisa estar atento às regras de boa conduta na estrada.

Essas medidas preventivas proporcionam segurança e evita gastos desnecessários na volta para casa, por exemplo. Segundo Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (SINCODIV/DF), é preciso tomar algumas providências antes de colocar as malas no carro e sair por aí. “É essencial que o carro esteja preparado para enfrentar situações em que haja chuva ou muito sol’’, alerta o especialista.

Um item que merece atenção especial é o sistema de arrefecimento do carro, sobretudo pelo tempo quente. “Verificar se existem vazamentos nas mangueiras, se o sistema de refrigeração está funcionando bem, e um detalhe importante: usar sempre aditivo para o radiador. Ele vai evitar que haja um travamento na válvula termostática e um vazamento na bomba d’água”, acrescenta.

Alguns acessórios merecem atenção especial neste check-up. São as luzes das lanternas, pneus, sistema de freios, desembaraçadores traseiro e dianteiro, borracha das portas e bateria. As palhetas do pára-brisa não podem estar ressecadas, e a água do esguicho deve ter líquido desengordurante. Para que a viagem não fuja do combinado, o condutor também precisa colaborar com o processo.

Evitar que o carro sofra com problemas mecânicos simples como pastilhas de freios gastas, pneus carecas e correia dentada são um dos atrativos da manutenção preventiva. “Além de garantir o bom desempenho dos veículos, esses cuidados simples trazem mais segurança para o motorista”, comenta o diretor, lembrando que a manutenção periódica prolonga a vida útil do motor e valoriza o automóvel na revenda. “A falta de itens básicos de uma revisão, como óleos, filtros e correias, pode representar danos que chegam a 25% do valor do veículo zero”, diz.

Outra orientação que merece destaque é os perigos na estrada. “Ficamos à mercê de qualquer pessoa quando o carro quebra. Por isso, vale lembrar que os falsos mecânicos existem e conseguem piorar a situação’’, comenta o Sr. Hélio Aveiro, que também é diretor da Brasal Veículos. Nesses casos, é mais viável sinalizar o carro e aguardar a primeira viatura da polícia que aparecer no local. 
Documentos – Conferir documentos também é importante antes de ir para a estrada. Licenciamento irregular e habilitação vencida são comuns na época de férias, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Excesso de velocidade é a principal infração, seguida de tráfego no acostamento, má conservação do veículo e extintor de incêndio vencido.
Seis dicas de segurança para quem vai viajar de carro:
- Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas;
- Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas - o ideal é colocá-los no porta-malas do carro;
- Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas;
- Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado(a);
- Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos;
- Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.
Fonte sugerida: Hélio Aveiro – vice-presidente do SINCODIV/DF

 Sobre o SINCODIV/DF – O SINCODIV-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 85 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. 
ASSESSORIA DE IMPRENSA 
SINCODIV/DF-Proativa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo