Mais da metade dos kits para motofretistas não foram retirados nos postos de entrega

A entrega dos kits começou há quase 30 dias. Apenas 640 profissionais retiraram o material
 A campanha de segurança no trânsito e preservação da vida, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) que distribui 3500 kits para motofretistas, foi lançada em 31 de outubro. Na ocasião, a entrega dos primeiros 200 kits foi feita pelo governador Agnelo Queiroz e o vice, Tadeu Filippelli aos profissionais do motofrete. O kit é composto por colete refletivo, antena corta-pipas e faixas adesivas refletivas para capacete.

A partir de 8 de novembro, os 1.800 kits restantes mais 1.500 coletes avulsos estão sendo distribuídos nos postos do DETRAN às quintas-feiras, de 09 às 14h. A ideia é atender o maior número possível de motociclistas, em diferentes pontos do DF, que realizaram curso específico para motofrete.

Apesar da ampla divulgação sobre a entrega dos kits e os cronogramas, apenas 640 profissionais compareceram até hoje aos postos do DETRAN para retirar o material.

É essencial que os demais motofretistas, que já tenham realizado o curso específico e tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atualizada – já com a observação de conclusão no verso – compareceram a um posto para retirada do kit.

ESTATÍSTICA
Este material é de suma importância na promoção de um trânsito mais seguro não só para a classe, mas para os demais motoristas e pedestres.

Em 2012, os motofretistas foram responsáveis por 35% dos acidentes fatais nas rodovias do DF. Apesar de o número total de acidentes com morte ter diminuído nos últimos três anos, o número de acidentes fatais envolvendo motos aumentou.

PARCERIAS
 A ação conta com o apoio do Departamento de Trânsito do DF (DETRAN/DF), do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços de Entregas e Coletas através de Veículos de Duas Rodas no DF (SINDEECO-DF), e do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do DF (SINDMOTO).   A campanha faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta entre DER, DETRAN e Ministério Público da União (MPU), o qual estabelece prazos e obrigações para cumprimento da legislação do motofrete.

EXIGÊNCIAS DA LEI- A lei 12.009/2009 regulamenta o motofrete, a lei distrital 4.385/2009 dispõe sobre este tipo de serviço, a resolução 356/2010 do CONTRAN estabelece os requisitos mínimos de segurança e as resoluções 410 e 412/2012 tratam especificamente sobre o curso obrigatório para a categoria.

POSTOS DE ENTREGA
28/11 - no posto do DETRAN do Shopping Popular de Brasília
05/12 - no posto do DETRAN de Taguatinga

*Após estas últimas duas datas, os kits só poderão ser retirados a partir de janeiro, de segunda a sexta, de 8h as 17h, na sede do DER (Asa Norte) e no Parque Rodoviário do DER (Sobradinho).

Assessoria de Comunicação Social
DER/DF
3342-2106 / 9197-0042

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo