DER promove quatro operações de fiscalização

Nas 4 operações realizadas esta semana, 307 veículos foram abordados. Dentre eles, 102 foram autuados, 33 removidos ao depósito e 20 condutores inabilitados retirados das ruas

 O volume de carros está crescendo em todo o país e no Distrito Federal não é diferente. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), de janeiro a agosto de 2013, em Brasília, já foram emplacados mais de 69 mil veículos novos. Até o mês de setembro já tínhamos uma frota de 1.488.933 veículos, motivo pelo qual o trânsito está cada vez mais complicado.

Desse total, 167.858 são do tipo ciclomotor, motoneta e motocicleta. Esses veículos de duas rodas surgem como facilitador para a mobilidade, por serem mais rápidos, baratos e de fácil aquisição. Contudo, a imprudência e o desrespeito às normas de circulação e conduta vêm ocasionando acidentes constantemente, que, na maioria das vezes são fatais ou deixam sequelas permanentes.

Diante destes fatos, com o principal objetivo de preservação da vida, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) tem realizado uma fiscalização eficiente, contínua e permanente nas rodovias do DF.

Com posse da informação de que vários motociclistas que estão circulando são inabilitados ou, por vezes, são habilitados em categoria diferente da requerida, oferecendo perigo potencial para si próprio e para os outros envolvidos no trânsito, o DER promoveu, durante esta semana, quatro operações de blitz em diferentes rodovias do DF com foco nas abordagens de motocicletas, a fim de reduzir as trágicas estatísticas de acidentes com esses tipos de veículos.
               
As blitz aconteceram na DF-150 (Fercal), DF-075 (Estrada Parque Núcleo Bandeirante – EPNB), DF-001 (trecho Pistão Sul) e DF-085 (Estrada Parque Taguatinga). O saldo dessas operações resultou em 307 veículos abordados, 102 autuações, 33 remoções ao depósito e 20 condutores inabilitados retirados das ruas.

Nas operações ainda não foram cobradas as novas regras para motofrete, conforme preceitua a Lei 12.009/09 e resoluções do Contran nº 356/10, nº 410/12 e nº 414/12, tendo em vista o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e assinado pelo DER, DETRAN e representantes da categoria, já que o prazo para adequação à nova norma foi prorrogado para 15 de janeiro de 2014.

Com informações de Graziela Portela, porta-voz da SUTRAN

 Assessoria de Comunicação Social
DER/DF
3342-2106 / 9197-0042
Twitter: @DER/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo