Transporte>>Itapoã e Paranoá recebem novos ônibus

Secretaria de Habitação será responsável por elaborar projeto para a região

Ontem dia (29), 30 veículos 0km começam a circular no Itapoã e Paranoá em sete linhas, num total de 503 viagens por dia - ao todo, as duas cidades receberão, gradativamente, 91 ônibus novos.
"Essa é a terceira etapa da entrega dos novos ônibus, agora com a Viação Pioneira, ganhadora da licitação para atuar na Bacia 2. Serão veículos com total acessibilidade e mais conforto para os usuários do transporte público", destacou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella.

A Viação Pioneira, neste primeiro momento, irá operar as linhas que circulam pelas duas cidades e têm como destino a área central de Brasília.
Logo depois, as regiões do Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama receberão um total de 640 novos ônibus da empresa.

Até o final do ano, o Distrito Federal receberá aproximadamente 3 mil ônibus novos e terá uma frota totalmente renovada, e todos os motoristas e cobradores vão ser capacitados para lidar com os novos veículos.
VEÍCULOS - Os ônibus da Viação Pioneira têm a cor amarela e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, itinerários eletrônicos, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens.
Os carros também possuem rampas e elevadores, que facilitarão o acesso a cadeirantes ou pessoas que tenham dificuldades de locomoção.

INTEGRAÇÃO - Um novo modelo de integração começou a funcionar com os ônibus novos que entraram no sistema.
Os usuários de transporte público do Itapoã e do Paranoá também poderão usufruir dessa facilidade, pois os novos veículos integram a frota da Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB), com os novos coletivos de outras regiões e com o metrô.

"O cidadão pode pegar um ônibus no Itapoã e ir até a Rodoviária do Plano Piloto. Em seguida, entrar no metrô e seguir até Ceilândia. Assim, consegue ir do Itapoã à Ceilândia pagando o valor de uma só passagem", explicou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

EMPRESAS - Até outubro, outras duas empresas passarão a operar no DF: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente.
A Piracicabana, vencedora da Bacia 1, colocará até dezembro outros novos ônibus em circulação, o que representará uma renovação quase total da frota do DF – estarão de fora apenas os micro-ônibus das cooperativas que possuem contratos vigentes com o DFTrans.
No dia 28 de junho, os primeiros 50 ônibus novos começaram a circular na Estrutural, pela Empresa São José, em 12 linhas diferentes.

Em seguida, no dia 13 de julho, as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires também receberam 66 novos carros que atuam em 25 linhas.
Todas as linhas realizam integração com o metrô, com veículos da TCB e com os novos coletivos.

Linhas onde os novos veículos da Pioneira operarão:
100.2 - Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (L2 Sul)
0.759 - Itapoã (água de coco)/W3 Norte (Rodoviária do Plano Piloto)
759.1 - Paranoá - Itapoã (DF - 005)/ W3 Norte (Rodoviária do Plano Piloto)
0.761 - Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)
761.1 - Cond. La Font-N. Horizonte/Paranoá (Av. Paranoá)/Rodoviária Plano Piloto (Ponte JK)
0.762 - Paranoá (Condomínio Del Lago)/Eixo Norte (Rodoviária do Plano Piloto)
0.764 - Paranoá (Condomínio Del Lago)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

Principais Diferenciais da Nova Frota
- Motor Euro-5, com emissão quase zero de poluentes (particulados), tecnologia Bluetec 5;
- Óleo Diesel S-10, que emite menos enxofre;
- Torque alto em baixas rotações, o que diminui o ruído do motor;
- 4 itinerários eletrônicos, facilitando informações aos passageiros;
- Bancos estofados e anatômicos com encosto para a cabeça;
- Piso de Taraflex, como os ônibus rodoviários (mais conforto e menos ruído);
- Vidros fumê, diminuindo a incidência de luz solar;
- Botoeiras de campainha mais baixas, no balaústre com sistema wireless, facilitando a utilização;
- Portas elétricas mais silenciosas, com sistema de anti-esmagamento e que impedem a movimentação do ônibus quando abertas;
- Sistema de monitoração georreferenciada da frota via GPS, possibilitando melhor acompanhamento e intervenção da operação;
- Acessibilidade em 100% da frota, com elevadores automáticos de última geração.

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