Economia global

Crescimento da China desacelera a 7,5% no 2º trimestre de 2013

No primeiro trimestre, PIB chinês havia crescido 7,7%.Economia foi afetada pela crise nos Estados Unidos e na Europa.


9 comentários
Trem de alta velocidade passa pelo centro financeiro de Pequim (Foto: Reuters)

O crescimento da China desacelerou no segundo trimestre a 7,5%, um novo sinal da perda de dinamismo, o que deve reafirmar a meta oficial de estimular a demanda interna para dar novo impulso à segunda economia mundial.
No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou 7,7% - resultado menor que o registrado no quarto trimestre de 2012, quando a alta fora de 7,9%. No primeiro semestre, a economia do país cresceu 7,6%, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) nesa segunda-feira (15). Os EUA, que são considerados a nação mais rica do mundo, registrou crescimento de 1,8% no 1º trimestre de 2013. Os números do segundo trimestre ainda não foram divulgados.
 Em 2012, a China registrou crescimento de 7,8%, o mais frágil em 13 anos.
O premiê chinês Li Keqiang, tem reiterado que é preciso ter foco nas reformas estruturais de longo prazo e conviver com um crescimento em ritmo mais lento se necessário.
Em março, o governo se comprometeu com uma meta de crescimento de 7,5% em 2013, mas na semana passada o ministro das Finanças, Lou Jiwei, reduziu a previsão a 7%.
"No primeiro trimestre tivemos, no conjunto, um crescimento estável. O retrocesso dos principais indicadores está de acordo com nossas previsões anuais", afirmou uma fonte do NBS."Mas estamos diante de situações econômicas,negativas e complicadas", disse.
A economia chinesa foi afetada pela conjuntura nos Estados Unidos e Europa, assim como pela fragilidade da demanda interior.
A produção industrial na China cresceu 8,9% em ritmo anual em junho, contra 9,2% em maio.
As vendas no varejo, que medem o consumo das famílias, aumentaram 13,3% em junho, pouco acima dos 12,9% de maio.
A economia chinesa continua apoiada nos investimentos em capital fixo, que aumentaram 20,1% no primeiro semestre.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo