A importância da manutenção veicular preventiva

Malu silva (em viagem a recife)
  Aproveitando o Dia do Motorista, especialista aponta os principais itens que merecem atenção;Documentação e equipamentos de sinalização também devem estar em ordem

A segurança de quem dirige carros de passeio, motos, caminhonetes, carreta ou até uma bicicleta é assunto importante no Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, e em qualquer outro. A DEKRA – multinacional alemã, líder mundial em serviços para o mercado automotivo –, aproveitando a data, lista dicas relevantes para evitar acidentes.

“Para garantir a integridade física do motorista e dos passageiros, detectar e reparar irregularidades são importantes para a prevenção de acidentes, e outros transtornos”, afirma André Vieira, engenheiro de produção mecânica da DEKRA. Os equipamentos obrigatórios de segurança são os primeiros que precisam ser verificados. Dentre eles, pneus, incluindo estepe, cinto de segurança, triângulo, extintor e macaco.
Samuel é caminhoneiro da Brit-DF

“Pensando nos pneus, que são parte importante do sistema de segurança, é preciso que estejam calibrados de acordo com o peso da bagagem e o número de ocupantes. No Manual do Proprietário, estão os valores recomendados para a calibragem, que garantem melhor nível de aderência ao solo, maior estabilidade do carro, economia de combustível, redução da emissão de gases poluentes e aumento da vida útil do pneu”, completa Vieira.

A direção e suspensão precisam ser inspecionadas, para evitar que as irregularidades das rodovias e ruas comprometam a dirigibilidade do veículo e o conforto dos ocupantes. Checar o estado de conservação de amortecedores, molas e bandejas, além do balanceamento e alinhamento, faz parte desta etapa. “Dirigir um carro com as rodas desalinhadas, por exemplo, reduz o nível de controle do veículo aos comandos do motorista, prejudicando a dirigibilidade e aumentando, de maneira significativa, o risco de acidentes”.

Também é de extrema importância a avaliação prévia do sistema de freio (pastilhas, sapatas, discos, tambores e fluidos de freio). Vale garantir a qualidade de outros itens, como níveis de líquidos  e lubrificantes (água do radiador, óleo do motor e gasolina do sistema de partida a frio, para modelos bicombustíveis), bateria, filtros (óleo e ar), limpador de para-brisa e funcionamento das luzes.

De acordo com o engenheiro da DEKRA, a documentação também deve estar em ordem. “Estamos falando da segurança de pessoas. Por isso, é indispensável verificar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seguro obrigatório, IPVA, licenciamento e seguro particular, para quem possuir”, explica. “Atentos a estes pontos, no dia dedicado a eles, e em todos os outros, os motoristas darão ótimos exemplos de segurança veicular.”
 Sobre a DEKRA 
A DEKRA, fundada há 89 anos, é fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico. Com sede em Stuttgart, Alemanha, a companhia é líder do segmento na Europa, e uma das maiores entre as internacionais. Organizada em três unidades de negócio, suas 180 empresas consolidadas empregam mais de 28 mil colaboradores, nos mais de 50 países em que atua. Em 2012, registrou faturamento de € 2,16 bilhões. No Brasil, a DEKRA possui a maior rede de vistoria do País. Seus mais de 250 postos fixos e 2.500 colaboradores chegam a mais de 4.800 municípios. Em média, a empresa avalia R$ 60 bilhões em riscos, anualmente. Nos últimos anos, diversificou seu portfólio, e hoje oferece uma gama de serviços. Entre eles: Vistoria de Garantia, avaliação, transferência, aceitação de seguro e financiamento, gestão de veículos usados, inspeções de segurança veicular e auditorias.

 PRINTER PRESS,
Assessoria de Imprensa 
do Grupo DEKRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo