temporada 2013 vem cheia de novidades


>>>>formula truck
Estreia de pilotos e mudança de equipes são os destaques

Novidades não faltam na temporada 2013 do Campeonato de Fórmula Truck. Mudança de pilotos entre as equipes e a chegada de novos competidores à categoria dão o tom de como serão as provas neste ano.

Filho de peixe – marcada para começar dia 10 de março, a temporada de 2013 tem mais uma estreia confirmada. Neste ano, Jansen Bueno competirá na categoria com o segundo caminhão Volvo da DB Motorsport, equipe curitibana pela qual seu pai, Diumar Bueno, compete desde 1998, mas que se encontra afastado das pistas devido grave acidente sofrido na 8ª etapa de 2012, em Guaporé/RS.

“Acompanho meu pai nas corridas há 15 anos, sempre quis participar, ser piloto. Correr na Fórmula Truck é a realização de um sonho”, afirma o paranaense de 22 anos que por enquanto será o único piloto da DB Motorsport, já que seu pai deverá voltar à categoria no segundo semestre.

A Fórmula Truck não será a primeira experiência de Jansen no automobilismo. O piloto já disputou o Campeonato Paranaense das 5.000 cc e a Fórmula Spyder. Além disso, no ano passado, liderava o Campeonato Brasileiro de Spyder Race quando a competição teve seu calendário interrompido pelos promotores.
Dos Sertões para a F-Truck – Aos 43 anos, o experiente Edu Piano marcará sua entrada no automobilismo de circuitos. Consagrado nas principais competições de rali, o piloto tem participação confirmada em 2013. Ele pilotará o Ford Cargo número 44 de sua própria equipe, a Ford Racing Trucks/Território Motorsports.

Piloto e preparador de veículos de competição, Edu Piano participa há 17 anos do Rally dos Sertões, segundo maior rali do mundo. Um dos pioneiros da prova, ele estabeleceu uma trajetória de sucesso, conquistando cinco títulos. Nos últimos 12 anos defendeu a Ford Racing Trucks/Território Motorsports, equipe oficial da Ford Caminhões.
Mais jovem da categoria - Outro piloto que já tem sua participação marcada na competição é Alberto Cattucci. Aos 25 anos, o paulistano, que estreou na categoria disputando as duas últimas corridas do ano passado, vai defender a equipe ABF/Volvo.
Cattucci pilotou o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport, equipe do piloto Roberval Andrade, nas etapas realizadas em Curitiba e Brasília, as últimas de 2012.

 A primeira temporada completa de Cattucci será de adaptação. “Meu objetivo para este ano é aprender bem, pegar as manhas do caminhão, conhecer outras pistas. Só conheço Interlagos, Curitiba e Brasília. Enfim, quero me fixar na categoria.

 Vou fazer a temporada inteira pela equipe da Neusa Navarro, a quem agradeço pela oportunidade. Temos um caminhão confiável, que precisa de um pouco mais de desenvolvimento”, observou.
Em nova equipe – Recentemente a ABF Desenvolvimento Team divulgou que Paulo Salustiano será o novo piloto da equipe. Nesta temporada, ele vai pilotar o Mercedes-Benz número 55 da equipe santista, o mesmo com o qual Leandro Totti – que negocia com outras equipes – conquistou os títulos Brasileiro e Sul-Americano ano passado. “Imagine um piloto feliz, esse sou eu. Vou passar esse ano de 2013 a 250 por hora”, garante Salustiano.

Para o piloto, a mudança é “um reconhecimento” pelo trabalho que desenvolveu com caminhões Volvo, frisando gratidão à presidente da Truck, Neusa Navarro. “É uma aposta dela em mim, uma demonstração de confiança. O caminhão perdeu um pouco de potência com o novo regulamento, isso faz parte do processo de equalização dos caminhões, mas é um caminhão rápido e confiável. Não vejo a hora de fazer os primeiros treinos”, comentou.

Parceria antiga - Wellington Cirino e Geraldo Piquet formam uma das duplas de pilotos mais duradouras do automobilismo brasileiro. Neste ano, os pilotos comemoram uma década de atuação pela ABF/Mercedes-Benz.

“A continuidade da nossa parceria é saudável de várias formas. Há um respeito muito grande entre o Geraldo e eu, nós dois sabemos ganhar e perder um do outro. Acho isso um ponto forte na equipe”, observa Cirino.
“Espero um campeonato bem melhor para a equipe toda em 2013. Quem sabe igual ao de 2008, quando nós dois disputamos o título até a última corrida do ano e fomos campeão e vice”, lembra o paranaense Cirino.

Calendário - As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do campeonato serão as seguintes: 10 de março (Tarumã/RS); 7 de abril (Londrina/PR); 19 de maio (Caruaru/PE); 9 de junho (Goiânia/GO); 7 de julho (Interlagos/SP); 4 de agosto (Cascavel/PR); 8 de setembro (Córdoba/ARG); 13 de outubro (Guaporé/RS); 10 de novembro (Curitiba/PR); 8 de dezembro (Brasília/DF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo