Transporte Público do DF contará com linhas integradas

Quase 60 linhas de ônibus farão a integração entre as cidades de Ceilândia,
 e Taguatinga ao Plano Piloto e outras regiões administrativas.


Pela primeira vez na história do Distrito Federal, os ônibus coletivos vão operar de forma integrada. Ao todo, 57 linhas de ônibus farão a integração entre Taguatinga e Ceilândia ao Plano Piloto, Guará I e II, Octogonal, Núcleo Bandeirante e Rodoviária Interestadual. A medida que beneficiará cerca de 40 mil passageiros vai entrar em funcionamento no dia 21 de janeiro, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; aos sábados, de 8h à meia-noite; e aos domingos e feriados das 6h à meia-noite. A expectativa é que a partir de março a integração seja estendida aos horários de pico.

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, ressaltou, na tarde desta quinta-feira (10), as vantagens trazidas para o cidadão. “Este é o primeiro momento da integração do transporte público do GDF, de ônibus para ônibus. É um esforço que envolve quatro empresas privadas e se traduz em economia de tempo e dinheiro para os trabalhadores, rapidez e a busca da racionalização no transporte. É um marco na história do transporte público”, destacou.

A medida antecipa o que está previsto na licitação do novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que permitirá a renovação da frota e a integração de todo o sistema. “Chegamos a 43% da frota contratada. Será um alento muito grande quando os ônibus estiverem a serviço da cidadania. Terminaremos o ano de 2013 com a melhor frota de transporte coletivo do Brasil, com veículos não poluentes”, afirmou o secretário de Transporte, José Walter Vazquez. “Concluindo o processo licitatório, estaremos com 85% da frota 0km”, completou.

Economia – O sistema funcionará com 50 linhas vindas de Ceilândia, Taguatinga Norte e Sul. Elas serão integradas, no centro de Taguatinga (onde acontecerão as trocas de ônibus), a outras sete novas linhas (sendo três delas expressas). As novas linhas seguirão para a Rodoviária do Plano Piloto; W3 Sul e Norte; Circular; Setor de Oficinas (SOF) Sul e Rodoviária Interestadual; Guará I e II e Núcleo Bandeirante.

Ao saírem de Taguatinga Centro, os veículos seguirão pela faixa exclusiva e pelas vias marginais da EPTG. “Os ônibus sairão do centro de Taguatinga em uma frequência muito maior do que a atual. O usuário economiza uma média de 20 minutos em cada viagem a partir do momento em que ele passa a contar com mais opções de linha. É ganho de tempo e economia no bolso”, afirmou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.

Hoje, o usuário que precisa pegar dois ônibus paga, em geral, R$ 2 pelo menor trecho e R$ no percurso mais longo. Com a integração, ele pagará R$ 3 pelas duas viagens, desde que não demore mais do que duas horas para desembarcar do primeiro coletivo e embarcar no segundo. “ Ou seja, a integração não pode exceder duas horas. Do contrário será cobrado outra tarifa”, explicou Campanella.  A integração só vale entre uma linha circular e uma das novas linhas de ligação.  Os ônibus que fazem parte do novo sistema serão identificados no painel frontal dos veículos.

À medida que o sistema for avaliado, a integração será ampliada, inclusive nos horários de pico.
Cartão – Na próxima segunda-feira (14), os cartões com os créditos das viagens integradas começarão a ser vendidos. Eles poderão ser adquiridos e recarregados nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) ou nas lojas de conveniência do BRB. O cartão poderá ser usado no metrô e em qualquer linha de ônibus do transporte público. Quem já possui algum dos cartões, como o estudantil ou o vale-transporte, não precisa trocar: eles funcionarão normalmente.

Relação das linhas de integração

Linha
Itinerário
Intervalo entre viagens
0.570 Semiexpressa pela faixa exclusiva da EPTG
Taguatinga Centro/Rodoviária do Plano Piloto (Integração) via Eixo Sul
  9 minutos
0.571 Semiexpressa
pela faixa exclusiva da EPTG
Taguatinga Centro/SIG/W3 Sul (Integração)
11 minutos
0.572Semiexpressa pela faixa exclusiva da EPTG
Taguatinga Centro/SIG/W3 Norte (Integração) via Setor de Indústrias Gráficas
14 minutos
0.573 
Vias marginais da EPTG
Circular EPTG Via Marginal (Integração). Parte de Taguatinga Centro, segue pela via marginal sul da EPTG, retorna próximo à sede da Polícia Civil, segue de volta a Taguatinga Centro pela marginal norte da EPTG.
  9 minutos
573.1
Via marginal sul da EPTG
Taguatinga Centro/Park Shopping – Rodoviária Interestadual (Integração)
35 minutos
0.574
Via marginal sul da EPTG
Taguatinga Centro/Guará/Núcleo Bandeirante (Integração). Parte de Taguatinga, segue pela EPTG, entra no Guará I e Guará II, vai para o Pistão Sul e daí para Taguatinga Centro.
35 minutos
0.575
Via marginal norte da EPTG
Taguatinga Centro/Núcleo Bandeirante - Guará (Integração). Sai de Taguatinga, segue pelo Pistão Sul, passa pela EPNB, entra no Guará II e Guará I, volta pela EPTG vai até Taguatinga Centro
35 minutos


Sistema Integrado
Data de início: 21/1/2013
Horário: De 2 a 6ª feira, das 8h às 17h
              Sábado, das 8h à meia-noite
              Domingos e feriados, das 6h à meia-noite
Tempo máximo de integração: duas horas
Tarifa: R$ 3
Mais informações no site www.dftrans.df.gov.br e pelo telefone156, opção 4


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