Bancos de leite precisam de doadores


O número de colaboradores aumentou em relação a 2011, mas a quantidade ainda não é suficiente para suprir a demanda

Os estoques dos bancos de leite do DF estão precisando de reforço. A quantidade de doações é insuficiente para suprir a demanda, de 1,5 mil litros por mês. Os dados são da coordenação de Aleitamento Materno e Bancos de Leite da Secretaria de Saúde. O órgão faz um apelo às mulheres que estejam amamentando para que doem e ajudem a manter as reservas em um patamar seguro.

Durante 2012, aproximadamente 11 mil bebês prematuros, que as mães não puderam amamentar, receberam o sustento vital para a sobrevivência. Neste ano, foram doados quase 16 mil litros de leite, contra 15 mil em 2011. O aumento, porém, não foi suficiente para normalizar os estoques. Por isso, é importante a participação da sociedade.

As interessadas em ajudar devem entrar em contato pelo número 160, opção 4. Nesse telefone, além de fazer o cadastro como doadora, a mãe também recebe informações sobre como recolher e armazenar o leite. Os potes com o alimento são coletados por uma equipe do Programa de Ação Social do Corpo de Bombeiros, que marca dia e horário para o recolhimento.

Modernização – Outra novidade do ano foi a modernização do parque tecnológico dos bancos de leite do DF. Todas as unidades receberam equipamentos novos, que incluem geladeiras, freezers, pasteurizadores e centrífugas. Os bancos de leite dos hospitais de Taguatinga, Sobradinho e Paranoá foram reformados em 2012. No próximo ano, estão previstas obras nas unidades de Ceilândia, Brazlândia, Gama, Planaltina e Asa Norte.

A coordenadora de Aleitamento Materno e Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, reforça a importância de campanhas de utilidade pública nos veículos de comunicação para manter o tema em alta como instrumento de mobilização da comunidade em favor da doação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo