PMDB e PSDB encolhem, e PT e PSB avançam em número de prefeituras

PMDB elegeu 1.025 no 1º turno; outros 13 candidatos foram para 2º turno.
Criado em 2011, PSD já é o quarto partido em número de prefeitos eleitos.


Desempenho dos partidos (Foto: Editoria de Arte / G1)
PMDB e o PSDB tiveram menos prefeitos eleitos em todo o país no primeiro turno deste ano, em comparação com as eleições municipais de 2008, enquanto o PT e o PSB ampliaram o número de prefeituras.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a quase totalidade dos votos apurados neste domingo (7), o PMDB manteve a liderança em relação ao número de prefeitos, 1.025 eleitos no primeiro turno entre todos os municípios brasileiros, mas encolheu em relação ao registrado na última eleição, quando conquistou 1.193 prefeituras no primeiro turno.
Nas capitais, o PMDB fez dois prefeitos: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e Teresa Surita, em Boa Vista.
Se consideradas apenas as maiores cidades do país (com mais de 200 mil eleitores), o PT, seguido do PSDB e PSB, foram os partidos que mais elegeram prefeitos no primeiro turno. Ao todo, o PT conquistou 8 das 33 maiores prefeituras que já tiveram o resultado decidido no primeiro turno, seguido do PSBD, com seis. Em seguida vem o PSB (com cinco prefeituras), o PDT, DEM e PMDB (todos com três municípios cada). Com um município estão PSD, PR, PC do B, PP, PTN e PV.
Mesmo se consideradas as três capitais em que candidatos do PMDB disputam o segundo turno - Campo Grande, Natal e Florianópolis - e as outras 13 cidades com mais de 200 mil eleitores que também têm representantes peemedebistas no segundo turno, o partido não atingirá o desempenho registrado no primeiro turno da eleição municipal passada. Considerando os dois turnos, o PMDB havia obtido mais de 1,2 mil prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo