Mestre Zé do Pife e As Juvelinas

Circulô de Pife

Mestre Zé do PIfe e as Juvelinas G

         Foi Mestre Zé do Pife, um Pernambucano de São José do  Egito, compositor, tocador e fabricante de pife há mais de 50 anos, que formou a banda “Mestre Zé do Pife e as Juvelinas”.  Agregando nove mulheres que conheceu  em suas andanças pela Capital Federal, batizou-as de “Juvelinas”. As jovens passaram a acompanhá-lo em 2007 como aprendizes e tocadoras de uma banda de pife que se diferencia, pois une à tradição trazida por seu Zé, as vivências pessoais dessas meninas na música e na arte.
         Assim sendo, a formação da banda inclui diversas vozes,  um pífano principal tocado pelo Mestre, quatro pífanos  auxiliares, caixa, pratos, triângulo, contra-surdo e zabumba,  entre outras percussões. Além de intervenções com  instrumentos melódicos como cavaquinho, sanfona, rabeca e violão. Alguns arranjos reconfiguram músicas populares  numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda  e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas,  enquanto outros se aproximam da estrutura musical das  bandas de pífano tradicionais.
         No Projeto Circulô de Pife (FAC – 2011) o grupo se encontra com mais quatro representantes da cultura popular no DF, sendo eles, Mambembrincantes, Sivuquinha, Martinha do Côco e Maria de Barro e as Emboladoras do Tempo. Em quatro cidades satélites do DF, nos encontraremos com um grupo para uma brincadeira conjunta.
Neste projeto Mestre Zé do Pife e as Juvelinas apresentam seu novo trabalho: um espetáculo repleto de bonecos, danças e brincadeiras populares, utilizando as músicas compostas pelo grupo para ambientar as raízes e fundamentos das composições da banda. As músicas são acompanhadas de danças e brincadeiras tradicionais, com bonecos e poesias de cordel, ambintando todas as cenas dentro da nossa mistura brasileira, onde a cultura nordestina se encontra com o cerrado brasiliense!
Imagem inline 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo