DFTrans já tem seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação


O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) acabou de aprovar – e já está publicado na página eletrônica da autarquia - o seu Plano  Diretor  de Tecnologia da Informação ( PDTI). Esse é o primeiro documento do DF Trans na área de planejamento estratégico, e sua vigência  compreende  os  anos  2012  e  2013, com revisão marcada para acontecer em seis meses após a sua publicação.

O DFTrans é a autarquia gestora, no âmbito do Governo do Distrito Federal, do Sistema  de  Transporte Público Coletivo no DF. Criado pela Lei nº 241, de 28/02/1992 - inicialmente com a denominação de Departamento Metropolitano de Transporte Urbano do Distrito Federal (DMTU/DF) –, passou a chamar-se DFTrans a partir do Decreto
nº 23.902, de 11/07/2003.

A autarquia tem a competência de planejar, gerir, controlar e fiscalizar os serviços de transporte coletivo, público e privado, além de cuidar da infraestrutura de apoio ao sistema, de forma a assegurar a prestação adequada dos serviços quanto à qualidade, regularidade, eficiência, segurança, conforto e modicidade tarifária.

Como ente responsável por aferir o cumprimento - por parte dos operadores do STPC/DF - de critérios e parâmetros operacionais, tecnológicos  e  demais  normas e  instrumentos legalmente estabelecidos, é  fundamental que  a autarquia obtenha, de forma confiável, as informações do sistema de transporte público e de sua operação por  parte dos delegatários.

Na busca por essas informações, esse planejamento estratégico TI é extremamente necessário para a tomada das futuras decisões por  parte dos gestores do STPC/DF, que passam a estar mais balisados nos moldes das boas práticas de governança e gestão de Tecnologia da Informação.  

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