DF registra sexta maior redução da mortalidade feminina no país


Queda no Distrito Federal foi de 17% entre 2000 e 2010, indica ministério.
No Brasil, a redução foi de 12%, enquanto no Centro-Oeste, de 9,6%.


Com 17% de redução da mortalidade feminina, o Distrito Federal teve a sexta maior redução da taxa no país nos últimos dez anos, segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta segunda-feira (22).
De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, Pernambuco (19,8%), Roraima (19,7%), Sergipe (19,1%), Santa Catarina e Acre (ambos com 17,6%) e São Paulo (17,3%) foram os estados com maior queda percentual na mortalidade de mulheres.
O estudo faz uma comparação entre os anos 2000, quando foram registrados 5,19 óbitos por mil mulheres no DF, e 2010, quando o número foi de 4,31 mortes para cada grupo de mil mulheres. A redução de mortes no DF segue uma tendência nacional.  No Centro-Oeste foi constatada uma diminuição de 9,6% no número de mortes de mulheres. No Brasil, a redução foi de 12%.
O médico Farid Buitrago afirmou em entrevista ao Bom Dia DF que a redução da mortalidade feminina no Distrito Federal pode ser creditada a hábitos de vida mais saudáveis. “Esses números mostram que as mulheres têm praticado atividades físicas regularmente, além de ter uma alimentação balanceada.”
Causas no Brasil
A pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde identificou as principais causas de morte feminina por grupo etário no Brasil.
Na faixa entre 10 e 29 anos, a maioria das mortes é causada por acidentes ou agressões. Entre as meninas menores de 10 anos, o principal motivo das mortes são problemas na gravidez da mãe e doenças no primeiro mês de vida.
Para as mulheres com mais de 30 anos, os problemas cardiovasculares como, por exemplo, infarto ou AVC, são responsáveis por 34% de todos os falecimentos. Buitrago afirmou que a facilidade de acesso aos remédios que controlam a hipertensão tem contribuído para a redução do número de mortes por doenças cardiovasculares.
A segunda maior causa de mortalidade feminina entre as mulheres com mais de 30 anos é o câncer. Os tipos que mais matam são o de mama, pulmão e o do colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo