SECTI realiza aula inaugural do Programa Profissão Futuro de qualificação em TI


Cerca de 3,5 mil alunos participarão do lançamento do projeto no Centro de Convenções nesta quarta-feira (12). Aulas terão início em 24 de setembro no Gama, Taguatinga e SiG

- A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF realiza amanhã a aula inaugural do programa de qualificação avançada em Tecnologia da Informação “Profissão Futuro”. Fruto de uma parceria entre a secretaria, a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF) e  Senai, o projeto contemplará nesta primeira fase  mil alunos, de um total de 10, 5 mil inscritos, que receberão cursos gratuitos avançados de Administrador de Rede Linux; Administrador de Rede – Windows; Desenvolvimento em .Net; C# e Java.
O evento acontecerá no Centro de Convenções de Brasília Ulysses Guimarães, nesta quarta-feira (12), à partir das 9h, com a presença de cerca de 3,5 mil inscritos. O programa faz parte de uma estratégia do GDF de qualificar profissionais para a área de TI no DF. Atualmente, o mercado tem cerca de oito mil cargos vagos, com boa remuneração, a espera de profissionais.
Com a instalação do Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), 1,2 mil empresas se instalarão no DF, abrindo outras 25 mil vagas de trabalho na área de TI. “O governador nos deu a determinação de trabalhar para qualificar nossa população para que não tenhamos a necessidade de buscar profissionais em outros estados para ocupar esses postos de trabalho”, afirma o secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Brum.

QUALIFICAÇÃO - O Programa estabelece a qualificação gratuita de mais de mil pessoas nas áreas de Desenvolvimento e Infraestrutura do setor de Tecnologia da Informação, em cursos de 92 horas de duração. Todas as inscrições foram realizadas por meio do site www.profissaofuturogdf.com.br.
AS aulas terão início no dia 24 de setembro, nos três turnos, nas unidades do Senai localizadas em Taguatinga, Gama e no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). O estudante não arcará com nenhum custo. Todas as despesas, inclusive as de locomoção (vale-transporte) serão cobertas pelo GDF.
A execução do programa será realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), entidade reconhecida nacionalmente pela expertise na promoção de educação profissional para a indústria.

O  Profissão Futuro é uma resposta da SECTI à missão dada pelo governador Agnelo Queiroz de potencializar a vocação econômica do DF, que é o setor de Tecnologia da Informação. Atualmente, a Capital Federal agrega mais de 700 empresas de TI, empregando cerca de 30 mil pessoas. Além disso, o setor responde por, aproximadamente, 3,5% do PIB do DF, segundo dados do IBGE.
   
INSCRIÇÕES - Neste segundo semestre de 2012, serão oferecidas 480 vagas no Profissão Futuro, distribuídas em 16 turmas. Outro grupo com o de 540 estudantes iniciará o curso no primeiro semestre de 2013. O público-alvo do Programa são os estudantes de TI, dos níveis técnico e superior, ou profissionais da área que tenham a intenção de aperfeiçoar seus currículos.
Os dois melhores alunos de cada turma receberão, ao término das aulas, uma bolsa remunerada de iniciação científica para desenvolvimento de projetos, por meio do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação - IBTI, ligado à Fibra-Federação das Indústrias do Distrito Federal, o qual tem a missão de promover a cultura da inovação tecnológica e aumentar a competitividade das empresas e instituições de TIC do DF.

Mais informações:
www.profissaofuturogdf.com.br
ASCOM/ SECTI
(61) 96416416


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo