Focus e Corolla brigam pelo título de carro mais vendido no mundo


Ford usa instituto que não contabiliza carros derivados do sedã japonês.
Toyota calcula liderança considerando vendas do Auris e da perua Verso.

Qual é o carro mais vendido do mundo no primeiro semestre de 2012? Quem procurar pela resposta encontrará duas versões. A Ford divulga que o Focus ultrapassou o Toyota Corolla, com 489.616 unidades emplacadas contra 462.187do modelo japonês. A montadora asiática, porém, afirmou à Bloomberg que comercializou 603.840 Corollas entre janeiro e julho deste ano.
A diferença está na metodologia adotada pelas duas empresas. A Ford se baseia nos números da consultoria americana IHS, que tem o setor automotivo como uma de suas especialidades. O instituto considerou apenas as vendas feitas sob os nomes Focus, que possui versões hatch, sedã e perua, e Corolla.
ford focus (Foto: Divulgação)Ford usou Focus como símbolo do carro de número 350 milhões (Foto: Divulgação)

Assim, deixou fora da conta o Toyota Auris, nome do hatch derivado do Corolla vendido na Europa, e a perua Matrix (nome adotado nos Estados Unidos) ou Verso (na Europa e no Japão), também "irmã" do sedã japonês. A Ford C-Max, minivan "parente" do Focus também não foi considerada pelo IHS por ter um nome diferente, disse o analista Chris Hopson à Bloomberg. 

Para reclamar que ainda mantém a coroa, a Toyota contabiliza todos os carros baseados no Corolla. A montadora disse ao site americano que foram vendidos cerca de 48 mil Auris e 58 mil minivans Verso no primeiro semestre. A japonesa diz que também considerou as vendas do Ford C-Max para confirmar que seu modelo ainda é o mais vendido no mundo.
toyota corolla 2012 (Foto: Divulgação)Toyota Corolla 2012 (Foto: Divulgação)
Simbolicamente, a Ford escolheu um Focus para comemorar na última semana o marco histórico de 350 milhões de veículos produzidos ao longo dos seus 109 anos de história, na semana passada. "O Focus está atraindo novos consumidores para a marca Ford, principalmente na Ásia", diz Jim Farley, vice-presidente global de Vendas e Marketing da montadora.
Apesar de suas volumosas vendas globais, nem Focus nem Corolla são o carro mais vendido em nenhum dos 10 países que lideraram o ranking mundial de emplacamentos no primeiro semestre, segundo a consultoria Jato Dynamics do Brasil. O representante da Toyota é oCamry, modelo mais vendido nos Estados Unidos (considerando apenas automóveis), enquanto a Ford chega ao topo na Grã-Bretanha, com o FiestaVeja aqui os carros mais vendidos em dez países no 1º semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo