Crianças do Peti vão ao cinema Muitos pela primeira vez


Por: Afranio Pedreira

Quase 300 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Águas Lindas de Goiás, na terça e quarta-feira, dias 7 e 8.8 tiveram a chance de ir ao cinema pela primeira vez.


 O contato com a "Sétima Arte”, inventada pelos imãos Lumière, no final doséculo XIX, em Paris (França), deixou os pequenos, com idades entre sete e 14 anos, maravilhados. “Eu estou gostando”, disse o pequeno Arthur Guimarães da Conceição, 6 anos, sem tirar os olhos da telona que estava tendo contato pela primeira vez. “Ele quase não dormiu a noite passada. Estava muito ansioso”, disse a mãe Deusenir da Conceição que além de Arthur, estava com mais dois filhos, o Victor Iuri e Victor Hugo de 11 e 9 anos, respectivamente e que também estavam indo ao cinema pela 

primeira vez para assistirem aos filmes “Era do Gelo” e o “Homem Aranha". As crianças tinham o direito de escolha. Muitos queriam assistir às duas películas e ficavam saindo de uma sala de exibição e indo para a outra.O programa Peti em Águas Lindas de Goiás compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para


 crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através doCentro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Assim como Arthur e os irmãos Victor, cerca de 90% do grupo estava freqüentando o cinema do Águas Lindas Shopping pela primeira vez. Danilo Soares Sobrinho, 12 anos, também nunca tinha ido ao cinema e se mostrou encantado. “Estou adorando. É tudo muito bonito”, disse.


 O presente coletivo foi proporcionado pela secretária de Ação Social e Cidadania do município, Luzia de Fátima que fez questão de participar da primeira sessão de cinema e pela gerente administrativo do cinema do shopping, Poliana Vieira. “A solicitação foi feita pela Dona Luzia e a rede de cinema aceitou. É prazeroso para nós ver a alegria dessas crianças”, garantiu Poliana. “É bom ver os sorrisos de gratidão nos rostos dessa garotada. Eles merecem”, enfatizou a secretária.


 Assim como a gerente administrativa, outra que não cabia em si de contentamento por ver as crianças tão alegres foi a coordenadora do programa Peti no município, Geisa Gomes. Conforme ela é sempre bom quando alguém se propõe ajudar e incentivar qualquer atividade com as 700 crianças que hoje são assistidas pelo programa e que, embora sendo um projeto federal, sobrevive no município com a ajuda única da prefeitura. “Ainda bem que temos essa grande ajuda”, desabafou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo