Caminhoneiros mantém greve


Paralisação da categoria acontece nesta quarta-feira, 25 -
MUBC aposta na força da categoria para que as reivindicações sejam atendidas
O MUBC (Movimento Brasil Caminhoneiro) confirmou a paralisação nacional dos caminhoneiros, marcada para esta quarta-feira, 25, quando também é comemorado o “Dia do Motorista”. A organização pretende paralisar 2 milhões de motoristas caso a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) não revogue por completo a resolução 3056/09, que regulamentou as alterações na Lei 11442/07, acabando com a carta-frete e criando um novo sistema de pagamento de fretes aos autônomos.
De acordo com Nélio Botelho, presidente do MUBC, não haverá negociação com a ANTT. “Considerando a inexistência de pronunciamento da ANTT, acerca da pauta apresentada, fica confirmada a Manifestação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas”, disse Botelho, por meio de um comunicado no site do MUBC.
“Ficam convocados todos os profissionais e demais membros do setor a colaborarem e participarem da coordenação, principalmente em rodovias, de maneira a conseguirmos realizar uma ação ordeira e pacífica”, diz o texto.
De acordo com Botelho, a resolução 3056/09 trouxe muitos prejuízos aos caminhoneiros, como a inclusão de novos transportadores no mercado, o que provocou uma concorrência desleal e jogou o valor do frete para baixo. "O preço caiu 30% e os caminhoneiros acumulam prejuízos no transporte. Não existe lucro", diz.
O presidente do movimento aposta na força da categoria para que as reivindicações sejam atendidas. Para ele, se a paralisação passar de dois dias, a população começará a sofrer com o desabastecimento de mercadorias. “O risco do desabastecimento à população poderá obrigar uma rápida solução para o impasse”, afirma Botelho.
Por outro lado, diversas entidades do setor não aderiram ao movimento, como a UNICAM (União Nacional dos Caminhoneiros), a Fenacam (Federação Nacional dos Caminhoneiros) e o SINDICAM – SP (Sindicato dos Caminhoneiros de São Paulo). Já a ANTT informou que não vai se pronunciar sobre a greve.
Com informações do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo