Taxistas fazem protesto contra desativação de ponto no Aeroporto JK


Categoria colocou fogo em pneus para interditar via próxima ao terminal.
GDF alega que terreno é da Infraero e que retirada já estava negociada.


Do G1 DF

Um protesto de taxistas na manhã desta terça-feira (26) deixou o trânsito complicado na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasilia. Um grupo de manifestantes chegou a queimar pneus para interditar a pista entre o balão do aeroporto e o terminal 2. O congestionamento chegou ao Eixão Sul, segundo a Polícia Militar.

A presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal, Maria do Bonfim Pereira, informou que o protesto é contra a determinação da Secretaria de Transportes, comunicada nesta segunda-feira (25), para desativar o ponto de apoio aos taxistas das proximidades do terminal.
Subsecretária de Transporte negocia com taxistas fim de protesto no aeroporto de Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1)Subsecretária de Transporte negocia com taxistas fim de protesto no aeroporto de Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1)
Segundo Maria Bonfim, o contrato de aluguel com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o uso da área venceu em 2008 e não foi renovado por questões judiciais. A sindicalista informou ainda que o GDF alegou que a área será usada para a expansão do terminal de cargas do aeroporto de Brasília, mas que o novo terrreno para os taxistas ainda não foi definido.
“Não vamos aceitar essa decisão porque não temos para onde ir. Somos cerca de 1200 táxis que circulam por aqui de segunda a quarta. O governo pretende reduzir esse numero para 700.”
G1 conversou com a subsecretária de Transportes, Luciana Padilha, que rebateu as acusações da presidente do Sindicato dos Taxistas de que o governo teria procurado a categoria para notificar sobre a retirada do ponto. Segundo Luciana, a saída dos taxistas já estava negociada com o sindicato para ocorrer em novembro de 2011.

“Como a nova área para os taxistas ainda não foi liberada por questões ambientais, eles terão o prazo para desocupar a área até novembro deste ano. Essa área é da Infraero, onde será feita a extensão do aeroporto, o que já foi negociado anteriormente”.
Taxistas atearam fogo a pneus na via que dá acesso ao Aeroporto JK (Foto: Reprodução/ TV Globo)Durante protesto, taxistas atearam fogo em pneus
na via que dá acesso ao Aeroporto JK
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
O Sindicato dos Taxistas informou ainda que o governo teria dito que os profissionais precisariam se adequar a novas regras. "Disseram que a gente vai ter que aprender inglês e espanhol, deixar todos os carros adesviados e comprar veículos de luxo", disse Maria do Bonfim.

A subsecretária Luciana Padilha negou que haverá essas mudanças. "Não tem essa definição de que novos carros de luxo terão de ser comprados. Os veículos usados atualmente continuarão a circular", afirmou.

A Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informaram que os passageiros que enfrentaram problemas para chegar ao aeroporto, em razão do congestionamento causado pela manifestação, devem procurar as companhias aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo