Justiça suspende licitação de ônibus para Planaltina

Uma empresa de transporte coletivo teria sido beneficiada no processo


A Justiça suspendeu nesta quarta-feira (30) a licitação para linhas de ônibus para em razão de fotos que mostram uma frota da empresa Condor, do mesmo grupo que controla a Viplan.

Os ônibus, que estariam em uma garagem em Sobradinho, têm baixa quilometragem, catracas zeradas, selos do DFtrans e equipamentos de bilhetagem eletrônica.

A entrega das propostas estava marcada para esta quarta-feira, sete dias depois da publicação do edital no Diário Oficial do DF. Para competir, as empresas deveriam atender exigências como ônibus com acessibilidade, piso em aço com chapas de alumínio, forrações padronizadas, identidade visual do DFtrans e catraca do sistema do bilhetagem eletrônica.
DFTrans lança edital para contratar 80 ônibus em caráter emergencial para Planaltina 
Um dia antes da decisão da Justiça, o Tribunal de Contas do DF abriu processo para examinar a legalidade da licitação. A própria Viplan, suspeita de ser beneficiada pelo edital, já havia pedido aos conselheiros o cancelamento do edital. A alegação é de que a empresa seria a única que possui 80 ônibus ociosos, prontos para circular, e poderia ser contratada sem concorrência.


Em resposta ao Tribunal de Contas, o DFtrans ressaltou o histórico da Viplan, destacando que a empresa é suspeita de irregularidades como operar com veículos clonados. A denúncia foi mostrada com exclusividade pela TV Record, no ano passado.

O DFtrans alegou ainda que a Viplan foi multada quase 30 mil vezes (27.297) nos últimos dez anos por irregularidades na prestação dos serviços. Até hoje, nenhuma multa teria sido paga.

A Secretaria de Transportes informou que está analisando a decisão da Justiça, mas não vai se pronunciar sobre a denúncia de favorecimento.

Já a empresa Viplan nega o favorecimento e explica que quando os ônibus foram comprados, a companhia fez um pedido para que o DFtrans determinasse para onde iriam os carros e, desde então, aguarda a decisão. O DFtrans informou que dos 80 ônibus parados, 25 não estão cadastrados, e o resto deveria estar em circulação.

 Assista ao vídeo:

  • Crie agora seu e-mail @R7. É grátis
  • R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
  • R7 Fotos: desconto de 25%. Clique aqui!

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    imagem-logo
    © Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
    Tecnologia do Blogger.
    imagem-logo