Clínica da Família oferece serviços de última geração

Governador Agnelo Queiroz inaugurou segunda unidade em Samambaia. A estrutura contará com exames de telemedicina para controle e diagnóstico imediato de doenças do coração

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, inaugurou, na manhã desta terça-feira (26), a segunda Clínica da Família em Samambaia. Instalada na QS 122, a nova unidade terá agenda aberta para casos emergenciais e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ela atenderá os 10,5 mil moradores de sete quadras de Samambaia Sul. Foram investidos R$ 2 milhões na estrutura.
A novidade da Clínica da Família serão os serviços de telemedicina para controle e diagnóstico imediato de cardiopatias (doenças do coração). Realizado por meio de um aparelho de tele-eletrocardiografia, o exame será transmitido por bluetooth para a Central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, onde o laudo é elaborado por um médico especialista e devolvido à unidade de Saúde em até cinco minutos.
“Estamos caminhando para a recuperação da saúde no DF, com mais rigor e agilidade. Vamos mostrar, em Samambaia, como funciona um serviço de saúde de qualidade, e reproduzir em todo o Distrito Federal”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
Amplamente utilizada em todo o mundo, a tecnologia reduz em 20% a mortalidade de pacientes, pois agiliza o atendimento e diminui a ocorrência de erros nos diagnósticos e de falta de especialistas.
Assistência – Serão oferecidos no local serviços como vacinação, planejamento reprodutivo, pré-natal, saúde bucal e atividades educativas. “Com a entrega de mais uma clínica da família, a população contará com assistência gratuita, humanizada e de qualidade. Outras clínicas serão inauguradas em todo o DF até alcançarmos cobertura de 100%”, garantiu o governador.
Três equipes formadas por médicos, dentistas e enfermeiros serão responsáveis por atender pequenas urgências, acompanhar o crescimento de crianças e adolescentes e avaliar doenças crônicas como hipertensão, diabetes e tuberculose.
De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a região de Samambaia é modelo de assistência instituído pela atual gestão. “O investimento na saúde da família é uma estratégia que será ampliada a toda a rede do DF”, destacou. “Este governo investe não apenas na atenção primária, mas em saúde especializada”, acrescentou o secretário, ao citar a entrega de leitos de UTI.
Atendimento domiciliar – Os profissionais de Saúde da unidade também realizarão ações de prevenção com a comunidade e atendimentos domiciliares. “Os pacientes que correm maior risco no hospital passam a receber acompanhamento médico em casa. Dessa forma, o paciente conta com atendimento humanizado e o carinho da família. Atualmente temos 70 pacientes em internação domiciliar no DF”, afirmou o governador.
A primeira unidade da Clínica da Família em Samambaia começou a funcionar em dezembro do ano passado, na QR 523. A previsão é de que, ainda este ano, sejam entregues novas unidades no Areal, no Recanto das Emas e em Sobradinho.
Entre as autoridades presentes no evento estavam o secretário-executivo de Conselho de Governo, Roberto Wagner; a deputada federal Erika Kokay; os deputados distritais Chico Vigilante e Luzia de Paula e o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, além de secretários de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo