Semana da Enfermagem homenageia profissionais do Paraná

Conselho Federal de Enfermagem e CORREIOS apresentam Selo Comemorativo da Semana da Enfermagem em Curitiba, neste sábado (12) no Teatro da Reitoria da UFPR, às 20h.

A Enfermagem é considerada uma ciência e arte, que se fundamenta num corpo de conhecimentos e práticas, baseando-se em atitudes no cuidar de seres humanos. O profissional da Enfermagem aprofunda-se em aspectos científicos, tecnológicos e humanísticos, tendo como centro de suas atividades, o ´cuidar do ser humano´. Entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
No próximo dia 12 de maio (sábado), às 20h, no Teatro da Reitoria da UFPR, já como parte das comemorações da Semana da Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (CorenPR) recebe profissionais e estudantes da área. Na programação, apresentação das atividades da Semana da Enfermagem no Paraná que têm como proposta destacar à importância da categoria no dia-a-dia da comunidade e sua atuação nos hospitais e clínicas. Entre as atrações da abertura, lançamento oficial de Selo Comemorativo, palestra motivacional, apresentação dos Anjos da Enfermagem e apresentação de dança.
A noite ainda irá contar com o lançamento do selo em homenagem à Semana da Enfermagem. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os CORREIOS lançam selo comemorativo distribuído pelas agências postais durante o período de 12 a 20 de maio. A proposta da homenagem é estimular ainda mais que o país reconheça e comemore o período, instituído por decreto presidencial para homenagear Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Segundo a presidente do CorenPR, Mero Benites, “além de congregar toda a categoria, as atividades no Paraná buscam ainda qualificar a assistência de enfermagem, pois debaterá temas relevantes para o exercício da profissão”, destaca Benites.
Enfermeiro - A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix” que significa Mãe e do verbo “nutrire” que tem como significados, criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX acabaram se transformando na palavra NURSE, que traduzido para o português, significa Enfermeira.
Em tempo:
Abertura em comemoração à Semana de Enfermagem
Sábado (12 de Maio), às 20h.
Teatro da Reitoria da UFPR, Rua XV de Novembro, 1299 (Curitiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo