FORMULA 1- O campeão voltou!

por: Marcio Arruda
a primeira etapa do mundial de Fórmula 1 será disputada no dia 18 de março, mas o primeiro dia de treino coletivo da categoria terminou há pouco. Por isso, a temporada 2012 da F1 já começou!

E logo no primeiro dia, a primeira surpresa: longe da F1 desde o final do mundial de 2009, Kimi Raikkonen acelerou sua Lotus E20 e foi o mais rápido em Jerez de la Frontera. O campeão de 2007 fez 74 voltas e garantiu o melhor tempo do dia (1min19s670) ainda na parte da manhã. Os treinos coletivos não servem para termos exata noção de como o carro se comportará no campeonato, já que nesse período são testados inúmeros componentes. Mas esse primeiro dia serviu de lição para os descrentes que Kimi poderia voltar a ser rápido. O resultado passa a ser ainda mais importante porque a Lotus não usou o sistema de frenagem, que recentemente foi proibido pela FIA.

(Formula 1 Website)

A grande expectativa girou em torno do RB8. Com Mark Webber no cockpit, a Red Bull completou 54 voltas e só conseguiu o quarto melhor tempo do dia, sendo superada inclusive por Nico Rosberg, que fez dois giros a mais. O alemão, que foi para a pista com o modelo de 2011 da Mercedes, focou apenas nos testes com pneus. De certa forma, foi uma surpresa ver que Rosberg mais rápido do que Webber. Detalhe: apesar de ter ficado com a quarta colocação, Webber atingiu a maior velocidade final na pista de Jerez. Parece que o duto no degrau do RB8 nascido pelas mãos de Adrian Newey tem efeito positivo.

(Formula 1 Website)

As surpresas não pararam por aí: o escocês Paul di Resta não brincou com seu VLM05 e voou baixo, ficando a 0s102 de Kimi e terminando o dia na segunda posição. A tarefa não foi fácil para o piloto da Force India, já que ele guiou por 101 voltas no circuito espanhol. Di Resta só foi superado (em número de voltas) por Kamui Kobayashi. O japonês da Sauber fez 106 voltas com seu C31 e ficou em sétimo na classificação final do dia.

Na frente do nipônico, ficaram a STR07 da Toro Rosso de Daniel Ricciardo e a velha Mercedes de Michael Schumacher, que ficou em sexto.

Ferrari e McLaren passaram o dia sem preocupação com o cronômetro. Felipe Massa fez 69 voltas e ficou uma posição atrás de Jenson Button. O campeão de 2009 completou 61 voltas com seu MP4-27 e ficou em oitavo lugar na tabela do dia, a 1s860 de Raikkonen. Abro parêntese para comentar o escapamento da nova McLaren: são dois cortes verticais na carenagem do MP4-27, bem diferente do utilizado nas demais equipes. É... Parece que a McLaren resolveu mesmo ser diferente em 2012. Sem degrau, com um carro aerodinamicamente lindo... Falta só começar a ganhar corridas.

(Formula 1 Website)

(Formula 1 Website)

Poucas horas depois de ter sido lançada, a nova Williams foi para a pista com Pastor Maldonado. O venezuelano foi o piloto que menos andou nesse dia. O companheiro de Bruno Senna na Williams acelerou o FW34 por 25 voltas e não fez tempo relevante para comentários.

(Formula 1 Website)

Veja como ficou a tabela final desse primeiro dia em Jerez:
1. Kimi Raikkonen (Lotus E20), 74 voltas
2. Paul di Resta (Force Índia VJM05), 101 voltas
3. Nico Rosberg (Mercedes W02), 56 voltas
4. Mark Webber (Red Bull RB8), 54 voltas
5. Daniel Ricciardo (Toro Rosso SRT07), 57 voltas
6. Michael Schumacher (Mercedes W02), 41 voltas
7. Kamui Kobayashi (Sauber C31), 106 voltas
8. Jenson Button (McLaren MP4-27), 61 voltas
9. Felipe Massa (Ferrari F2012), 69 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo