DER começa a multar motorista que desrespeitar faixa exclusiva na EPNB

Medida entrou em vigor em 2011, mas aplicação de penalidade foi adiada.
Infração será leve, com a perda de 3 pontos na carteira e multa R$ 53,23.

Os motoristas que não respeitarem a faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) vão ser multados a partir desta segunda-feira (13). Podem circular pela faixa ônibus, táxis, e veículos de transporte escolar cadastrados.
A faixa exclusiva foi inaugurada em 27 de dezembro, mas a aplicação de multas foi atrasada para que os motoristas pudessem se adaptar, informou o governo do DF.
De acordo com a regulamentação publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na sexta (10), a infração para quem não respeitar a faixa exclusiva será considerada leve, com a perda de três pontos na carteira e multa R$ 53,23.
O Departamento de Estradas de Rodagem informou que as penalidades vão ser aplicadas de duas formas: durante a abordagem dos veículos infratores, realizadas pelos agentes de trânsito, ou por meio de radares eletrônicos – oito foram instalados no trecho entre o Pistão Sul até o começo da Candangolândia.
O DER tem o registro das placas dos ônibus, táxis e vans escolares que possuem permissão para trafegar pela faixa exclusiva. Assim, se um carro, moto ou caminhão passar pela faixa e o sistema eletrônico não reconhecer a placa já registrada, será emitida a multa.
saiba mais
DF deve ganhar oito corredores de transporte coletivo, diz DFTrans
DER-DF quer implantar 35 novos radares na EPTG até fevereiro
Detran aponta problemas em ônibus escolares contratados pelo GDF
Com a entrada em operação da faixa exclusiva no local, o tempo gasto entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto diminuiu em média 20 minutos no percurso de ida de volta para quem faz o trajeto de ônibus.
No início do mês, o DFTrans suspendeu a decisão de proibir o tráfego de caminhões na EPNB nos horários de pico da manhã e da tarde.
De acordo com o DFTrans, a suspensão foi decidida em conjunto com o DER, sob a orientação da Secretaria de Transporte e atende às solicitações de empresários da região do Núcleo Bandeirante, que usam a via para fazer entregas de cargas no início da manhã. Os empresários alegam que a proibição traria prejuízos, o que poderia resultar na demissão de trabalhadores.
Além da EPNB, mais uma importante via do Distrito Federal conta, desde o último dia 31, com um corredor exclusivo para ônibus: o corredor da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo